Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

FIM DO PRAZO

Termina nesta sexta-feira prazo para cadastro de animais no Paraná

A atualização é obrigatória para os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico, desde bovinos até abelhas.

Publicado em 20/12/2019 às 08:10

(Foto: AEN)

Termina nesta sexta-feira (20), o prazo para produtores rurais e pecuaristas fazerem a atualização do cadastro de animais junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Quem não cumprir o prazo estará sujeito a multa e poderá ter a Guia de Trânsito Animal (GTA) bloqueada. 

A atualização é obrigatória (Decreto Estadual 12.029/2014) para os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico de qualquer espécie, como bovinos, bufalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e abelhas. 

A campanha começou em 1º de novembro, se encerraria no dia 30 de novembro, mas foi prorrogada. Para fazer a atualização cadastral, basta acessar o site ou comparecer às unidades locais da Adapar, escritórios de atendimento do município ou sindicatos rurais. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do link “Fale Conosco” no site ou na unidade mais próxima. 

Esse banco de dados auxilia na rastreabilidade e sanidade do rebanho, prevenindo diversas doenças. “Precisamos ter em vista a qualidade e a excelência exigidas pelo mercado”, afirma o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias. 

A portaria pode ser acessada neste link.  

FIM DA VACINAÇÃO – O Paraná não vacina mais animais contra febre aftosa. A instrução normativa que proíbe o uso e a comercialização da vacina foi assinada em outubro pelo Ministério da Agricultura. 

A campanha de vacinação foi substituída pela de atualização do quantitativo do rebanho nos meses de maio e novembro. “A atualização pode ser feita pelos produtores em qualquer período do ano, mas será sempre obrigatória uma vez por semestre”, diz o gerente de Saúde Animal da Adapar.  


Fonte:

Deixe seu comentário