Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

GASTRONOMIA

Cruzeiro do Oeste apresenta seu prato típico

O município de Cruzeiro do Oeste, também conhecido como a Cidade dos Dinossauros do Paraná, terá seu prato típico.

Publicado em 26/02/2020 às 02:15
Atualizado em

Bife Angus (Foto: Ilustrativa)

A degustação será realizada nesta quinta-feira (27), em solenidade no Restaurante e Churrascaria Fogão à Lenha, a partir às 19:30 horas.

A preparação do prato leva apenas ingredientes produzidos na cidade, como carne, frutas, mandioca e queijo. Os nomes sugeridos para o prato, é claro, farão referência a um dos mais importantes achados científicos do Brasil, o Vespersaurus Paranaensis, o primeiro dinossauro encontrado no Paraná e o mais completo fóssil do tipo já identificado no país. Durante o evento será anunciado o nome do prato. 

Cruzeiro do Oeste ficou mundialmente conhecida após a descoberta de fósseis de animais que habitaram o local há cerca de 90 milhões de anos. A confirmação da existência de dinossauros na região mudou a história até então conhecida, onde se acreditava que aqui havia somente um deserto, sem iminência de vida.

Também mudou a rotina do município, que passou a receber turistas e pesquisadores de todo o mundo, interessados em conhecer e estudar esses animais pré-históricos. 

“Estamos de olho no potencial turístico que essas descobertas nos trouxeram e de que forma isso pode beneficiar os demais setores da economia”, disse a prefeita Helena Bertoco ao anunciar a criação do Prato Típico Oficial de Cruzeiro do Oeste. 

Segundo ela, a gastronomia é um elemento cultural muito importante que integra o patrimônio da cidade.

“É um atrativo importante para o desenvolvimento turístico da região, que agrega valor aos nossos produtos e ainda gera emprego e renda”, salientou a prefeita. 

O prato leva a assinatura do renomado cheff de cozinha Ederson Gimenez, que dá aulas de culinária em projetos sociais de Cruzeiro do Oeste.

Para criar a iguaria, o Cheff contou com a ajuda de alunos e fez pesquisas sobre os produtos, a cultura e gastronomia local, e usará na preparação churrasco de bife angus retirado da parte da costela traseira bovina e acompanhamentos a base de mandioca, queijo mussarela, acerola, laranja – largamente produzidos nas propriedades rurais do município e industrializados em empresas locais. 

“Além de evidenciar os dinossauros, o prato é feito ingredientes que são produzidos na nossa cidade, valorizando o que a nossa terra tem de melhor, a nossa gente e tudo o que ela produz”, disse a prefeita. 

Participarão do evento, autoridades, a imprensa e empresários do ramo de produção de alimentos e gastronomia do município. O objetivo é que os bares e restaurantes da cidade passem a produzir e vender o prato típico de Cruzeiro do Oeste para moradores e turistas.

O Lançamento oficial do prato será feito durante a 46ª Expo-Umuarama / 19ª Internacional, de 12 a 22 de março, no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega.

Após o lançamento, a receita será disponibilizada nos canais oficiais de comunicação do município, como site (www.cruzeirodooeste.pr.gov.br) e nas redes sociais (facebook/cruzeirodooeste).

Fonte:

Deixe seu comentário