Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CIDADE

Cruzeiro do Oeste teve salto populacional

Isso também é verificável pelo aumento do número de loteamentos imobiliários e pelo grande crescimento da demanda de serviços públicos em nossa cidade

Publicado em 19/10/2018 às 00:23
Atualizado em

       Segundo apontamento feito pela SANEPAR o município possui 7.760 residências com moradores somente na área urbana, sem contar o Distrito de São Silvestre e toda a área rural. O cadastro imobiliário também dá um resultado semelhante. Considerando que o padrão do IBGE é de quase 3(três) moradores por residência, teríamos mais de 23 mil habitantes só na área urbana. Se somarmos o Distrito de São Silvestre, todas as comunidades rurais (Boa Vista, São José, Cafeeiros, Santa Olga, Três Marcos, Cione etc) e a população carcerária pode-se estimar a população do nosso município em 28 mil habitantes.

        Isso também é verificável pelo aumento do número de loteamentos imobiliários e pelo grande crescimento da demanda de serviços públicos em nossa cidade. Está sendo registrado um aumento substancial de matrículas de escolas e creches, de atendimentos nas nossas unidades de saúde (postos de saúde, hospital, centro odontológico, AMAI) e de serviços urbanos em geral.

        O problema é que o último censo foi realizado em 2010 e o próximo será somente em 2020, que foi o período que o município mais cresceu. Segundo a estimativa feita em 2010 Cruzeiro teria hoje apenas 22 mil habitantes, o que está acarretando prejuízos ao nosso município porque o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) está vindo bem menor do que o devido.

       Segundo a contabilidade, o município está tomando as medidas cabíveis para buscar equacionar essa situação junto ao IBGE, o que pode proporcionar cerca de R$200 mil a mais na arrecadação municipal por mês.

Fonte:

Deixe seu comentário