Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

NOTÍCIA

Fórum dos Secretários Municipais da Agricultura acontece em Cruzeiro do Oeste

O evento busca articulação regional de entidades de vários setores em prol do desenvolvimento rural

Publicado em 16/10/2018 às 23:31
Atualizado em

Nesta terça-feira (16), aconteceu no Centro Cultural César de Souza Rego, o Fórum de Secretários Municipais da Agricultura - Indicação Geográfica como Potencial de Desenvolvimento, em que foram apresentadas estratégias e exemplos de criação de marcas coletivas e de IGs (Indicação Geográfica). Esses “selos” servem para garantir a proteção de produtos com procedência específica, como, por exemplo, o modo de fazer queijo de uma determinada região, ou vinhos de uma determinada associação.


A Coordenadora de Agronegócios do Sebrae e palestrante do evento, Andréia Claudino, frisou a relevância dessas estratégias como posicionamento no mercado. “Existem, no Paraná, outras possibilidades além dos commodities (soja, milho, feijão, etc), deve-se analisar e identificar esses produtos, e ver como podem ser viáveis no mercado e incrementar a renda das famílias do campo,” diz a coordenadora.


Edélcio Del Quiqui, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, explica a importância do Fórum como espaço de articulação entre municípios. “Precisamos fortalecer o nosso Fórum com um projeto em âmbito regional, junto com as prefeituras, EMATER, SEAB, pois só assim teremos força para o desenvolvimento rural de nosso município,” afirma.


O evento contou com a participação de representantes da Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Rural) Regional e Municipais, SEAB´s (Secretaria de Agricultura e Abastecimento ) regionais, supervisores do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e consultores do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fonte:

Deixe seu comentário