Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

25 de Maio

Casal de feirantes de Cruzeiro do Oeste, fala sobre sua paixão pela agricultura

Em comemoração ao dia do trabalhador rural, o Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste faz entrevista com agricultores

Publicado em 25/05/2020 às 08:30
Atualizado em

Luiz Dutra, 74 anos e Maria de Fátima Dutra, 70 anos, agricultores, feirantes e apaixonados pelo que fazem (Foto: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste)

Hoje, 25 de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador Rural, o Portal da Cidade tem o prazer de apresentar a história de um casal de feirantes, Luiz Dutra, 74 anos, e Maria de Fátima Dutra, 70 anos, moradores de Cruzeiro do Oeste, que trabalham há mais de 10 anos produzindo alimentos para a população do município. 

O trabalhador rural enfrenta diversos tipos de obstáculos que aparecem, sejam eles, chuva, sol, insetos e muito mais. Tudo isso para garantir que seus clientes tenham sempre seus alimentos em casa e em ótima qualidade.


(variedades de verduras)

Luiz Dutra, 74 anos, relata que desde o acordar, já se dispõe em serviços pelas suas plantações, aguando, colhendo e limpando tudo com muito cuidado e carinho.


(cuidados com os alimentos)

Maria de Fátima Dutra, 70 anos, conta como foi todo o processo desde o início dessa historia “nós morávamos no sítio e, desde sempre, já plantávamos algumas coisas, foi quando surgiu a Feira do Produtor e nós começamos vendendo ovos, frangos, frutas e alguns legumes e assim fomos sobrevivendo”


(prazer e paixão pelo trabalho)

Maria conta que assim que conseguiu se aposentar, deram início com “a cara e a coragem” à plantação de verduras, intensificando a produção dos outros alimentos que já vendiam, colhendo todos os dias e carregando na carriola pela cidade a procura de compradores, permanecendo assim por muito tempo.

Tempos depois o casal deixou as vendas nas ruas, mantendo apenas o trabalho residencial e na feira do produtor do município, continuando firmes e fortes até hoje, relatando que não tem intenções de parar de trabalhar “enquanto estivermos de pé, manteremos tudo isso e vamos até onde Deus permitir”, afirmou o casal.


(variedades em frutas e legumes)

A rotina é dura desde o acordar ate o adormecer “eu acordo e vou alimentar os nossos bichos e o Luiz vai jogar água nas plantações, quando termino, vou ajudar ele a colher as verduras”, conta dona Maria.

(plantações bem cuidadas) 

Como grande atrativo da agricultura familiar, o casal relata que não fazem uso de agrotóxicos para manter as frutas, verduras e os legumes mais saudáveis e bonitos, utilizam apenas água e muito carinho.

Durante a entrevista Maria fala um pouco sobre seu sentimento de gratidão por todo seu trabalho e dedicação “eu amo levar minhas coisas para vender, e vir um monte de gente buscar e amo saber que as pessoas gostam e que faz bem para todo mundo. Eu sinto que eu pego o meu pouco e faço o muito, para alimentar as pessoas, é uma satisfação para mim”.

(olhar de gratidão pela sua dedicação)

Luiz também deixa suas palavras de gratidão dizendo “eu gosto de plantar né, e eu faço tudo isso com o maior prazer e farei até o dia que eu for embora, porque eu sempre sonhei em ter um pedacinho de terra para mim e poder ajudar a minha família e todas as outras pessoas, todo o meu trabalho é retribuído por meio da felicidade da minha família e dos meus clientes”.


(sorriso de felicidade em fazer um trabalho tão lindo)

"No frio, dá bastante trabalho, as plantas queimam ou secam e sempre falta algo, mas nunca desistimos, sempre levantamos cedo para garantir que nosso trabalho nunca pare e que continuemos sempre alimentando muitas famílias. Fazemos muito com muito amor e também, com muita dedicação" 

O casal segue suas vendas com muito amor e dedicação na Feira do Produtor, todas as terças e sextas a partir das 17h30min e também em sua residência. 



A equipe do Portal da Cidade de Cruzeiro do Oeste deixa aqui uma mensagem parabenizando todos os produtores rurais que nunca param, e abastecem muitas famílias e comércios da melhor forma e qualidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário