Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

NATUREZA

Ipês-amarelos exibe sua beleza em vários cantos da cidade de Cruzeiro do Oeste

Conheça mais sobre a árvore brasileira ipê-amarelo, se encante com tanta beleza das suas flores

Publicado em 13/09/2019 às 07:07
Atualizado em

Ipê Amarelo, Parque João Ferreira (Foto: Gildo Rogério)

Ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás. Em outras regiões brasileiras, os ipês recebem outras denominações.O nome científico Tabebuia, de origem tupi-guarani, significa pau ou madeira que flutua. É denominada, pelos índios, de caxeta, árvore que nasce na zona litorânea do Brasil, cuja madeira íntegra (inatacável) resiste ao apodrecimento.


O ipê amarelo é a árvore mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.


As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.


Nome científico: Tabebuia chrysotricha

Nomes populares: ipê-amarelo, ipê-tabaco

Origem: Brasil

Família: Bignoniáceas

Luminosidade: sol pleno

Porte: Pode chegar a 8 metros de altura

Clima: quente e úmido

Copa: rala, com diâmetro um pouco maior que a metade da altura

Propagação: Sementes

Solo: fértil e bem drenado

Podas: recomenda-se apenas podas de formação



Fonte:

Deixe seu comentário