Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

IPTU terá reajuste de apenas 1,63%

Publicado em 01/12/2017 às 05:48

As agências dos Correios de Paranavaí devem começar hoje a entrega dos mais de 47 mil boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Do total, mais de 11 mil carnês são de imposto territorial (terrenos vazios sem edificação) e outros 36 mil são de imposto predial (com edificação).  

A expectativa da Prefeitura é de que os contribuintes aproveitem a liberação do 13º salário para pagar o imposto com o maior percentual de desconto.  
“Em 2017, recebemos 62% do valor lançado do IPTU. Esperamos que para o próximo ano este percentual seja maior, com a retomada da economia”, avalia o secretário de Fazenda, Gilmar Pinheiro.  
O reajuste dos tributos para o ano de 2018 foi fixado em 1,63%, um percentual muito menor do que o aplicado nos dois últimos anos.  
Em 2017, o reajuste foi de 9,15% e em 2016, foi de 9,90%. O reajuste vale tanto para o IPTU quanto para as taxas de coleta de lixo, combate de incêndio, conservação de vias e iluminação pública.  
PEDIDO DE REVISÃO - O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF.  
BOLETOS - Os contribuintes que não receberem o boleto em casa até o dia 5 de janeiro devem procurar a Prefeitura Municipal. Já os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto à Prefeitura deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação) a partir da próxima segunda-feira (dia 4), mediante apresentação de documento pessoal.  
BANCOS CREDENCIADOS - Desde o ano passado, os bancos precisam estar credenciados junto ao município para poderem receber tributos como o IPTU. Em Paranavaí, apenas as casas lotéricas e quatro bancos - o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Sicoob e Sicredi - estão credenciados para receber os pagamentos, por isso o contribuinte deve procurar uma destas opções para pagar seus boletos do IPTU 2018.  
 
Condições de pagamento, prazos e descontos do IPTU:  
 
Em parcela única  
Até 12 de janeiro    10% de desconto  
Até 09 de fevereiro    5% de desconto  
Até 09 de março    3% de desconto  
 
Parcelamento  
Em 10 vezes sem desconto, sendo que o último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro. 
 
Revisão e isenção  
Pedidos de isenção    até 30 de maio  
Pedidos de revisão    até 13 de abril  
 
Quem tem direito a pedir revisão e isenção?  
Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU junto ao setor de protocolo da Prefeitura. O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros.  
 
Coleta de Lixo  
Pagamento à vista com 5% de desconto, até o dia 12 de janeiro; 
Para pagamento sem desconto, a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em até 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água. 

Fonte:

Deixe seu comentário