Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Indgnação

Moradores protestam com baldes cheios de esgoto na sessão da Câmara em Umuarama

Na primeira sessão da Câmara de Vereadores, moradores de bairro protestaram sobre o esgotamento sanitário dos bairros.

Publicado em 19/02/2019 às 06:50

(Foto: Umuarama Ilustrado)

Cansados da situação que estão vivendo, moradores do Jardim Irene e Sakai protestaram na primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores de Umuarama. Com baldes cheios de esgoto – retirados de suas residências – e cartazes nas mãos, os umuaramenses pedem uma solução para o problema do esgotamento sanitário dos bairros.

Conforme a moradora do jardim Irene, Patrícia Ribeiro, o protesto surgiu após pedidos de melhorias sem serem atendidos. Ainda segundo a entrevistada, os bairros não contam com rede de esgoto e muitas casas já estão com três fossas, o que leva riscos para os moradores.

“Devido ao tipo de solo aqui do jardim Irene, não podemos fazer fossas fundas. Por isso, de semana em semana temos que pagar para esvaziar. Não temos condições de ficar pagando R$ 180,00 toda vez”, disse.

O jornal Umuarama Ilustrado verificou que algumas casas estão apresentando problemas na estrutura, pois o terreno começa a ceder, devido a situação com as fossas. “Não podemos chegar em casa e tomar banho, pois o esgoto começa a subir para dentro da casa. Não podemos usar o banheiro em geral, como também lavar louça. É um caos, e quem liberou isso? Já que o bairro é de 2013”, argumentou Patrícia.

Esgoto-jardim-irene

A administração municipal irá se pronunciar a respeito do assunto esta semana. Alguns vereadores entraram em contato com a Sanepar, e segundo a assessoria da empresa, donos de propriedades rurais que cercam os bairros se negam a deixar a rede de esgoto  passar por suas terras.

Ainda segundo os moradores, os protestos vão continuar.

balde-esgoto-umuarama

MEIO AMBIENTE

Os bairros estão localizados em fundo de vale, e uma das ruas está praticamente sobre uma das cachoeiras conhecidas como Chuvisco. Como as fossas estão cheias, o esgoto começa a escorrer na rua e vai direto para a cachoeira e o córrego ao fundo dos bairros.

Fonte:

Deixe seu comentário