Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

SEMANA MUNDO UNIDO

Movimento do Focolares confecciona kit de roupa para doação em Cruzeiro do Oeste

Juntamente com a Fátima Lima Modas, o Movimento dos Focolares confeccionou através da doação de tecidos, 30 kits de roupas infantis para doação

Publicado em 04/05/2021 às 22:56
Atualizado em

"Ousar significa ter a coragem de fazer alguma coisa. Ousar é estar atento às feridas da sociedade. Ousar é agir." (Foto: Movimento dos Focolares)

Dare to Care, que em tradução literal significa “Ouse cuidar” é o tema da Semana Mundo Unido 2021, promovida pelo Movimento dos Focolares, de 01 a 09 de maio.

Em Cruzeiro do Oeste, como atividade da Semana Mundo Unido, o Movimento dos Focolares, juntamente com a Fátima Lima Modas, confeccionou através da doação de tecidos, 30 kits de roupas infantis, composto por uma calça e uma camiseta, que estão sendo distribuídos para crianças do nosso município.

Segundo um dos integrantes do grupo, Guilherme Baboni, esta foi a forma que encontraram para “ousar cuidar”. “São pequenas ações, que podemos realizar de forma individual ou coletiva, e que podem mudar a nossa sociedade.”


Ousar cuidar, ou seja, assumir, interessar-se, cuidar ativamente, dar importância. A quem? Aos mais frágeis, ao planeta, às Instituições, à nossa cidade, aos nossos vizinhos, aos problemas da nossa sociedade.

Compreendendo que a pandemia do Coronavírus mostrou que o mundo onde vivemos está em crise. Uma crise na saúde, econômica, climática, alimentar e social, que exige uma mudança de ritmo, de perspectiva e de ação: um mundo que ousa cuidar, um mundo no qual o cuidado está situado no centro do discurso político, será um mundo melhor, um mundo mais unido.

Lançada em 1995, a Semana Mundo Unido é o evento que reúne crianças, jovens e adultos do mundo inteiro por meio de ações, manifestações, congressos e debates culturais, para incidir na opinião pública, para testemunhar juntos que um mundo unido é possível, lançando um sinal tangível nas cidades e junto às Instituições engajadas.

Ousar significa ter a coragem de fazer alguma coisa. Ousar é estar atento às feridas da sociedade. Ousar é agir.

Nesta Semana Mundo Unido, o Movimento dos Focolares quer ousar cuidar. É por isso que, de 1 a 9 de maio estarão construindo  uma rede global de ações fraternas que colocam o cuidado ao centro. 

Para ir além das fronteiras físicas e culturais, sabendo que “cuidar” é um valor universal e que a construção de um mundo mais fraterno é possível. 

Entre eventos online e ações locais, serão mais de 150 iniciativas em mais de 50 países, desde workshops, shows artísticos e rodas de conversa sobre diversas temáticas, culminando na Convenção Internacional Dare to Care, que será realizada em Bruxelas, na Bélgica, de 07 a 09 de maio.

Os eventos, em streaming, e a agenda completa das atividades podem ser acessados através do site www.unitedworldproject.org


Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá


Fonte:

Deixe seu comentário