Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CAMPANHA

Qual cor representa o mês de setembro: azul ou amarelo?

Este mês tem duas cores como representantes, entenda o significado de cada uma delas

Publicado em 25/09/2020 às 21:04
Atualizado em

Ambos os nomes estão corretos e, são muito importantes. (Foto: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste)

Os meses com cores surgiram para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento de doenças, e até mesmo para debater outros temas que merecem visibilidade.

Existem meses com até quatro cores diferentes e no mês de setembro duas cores chamam a atenção: a Azul e a Amarela.

Setembro Amarelo

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Setembro Azul


Neste mês temos alguns marcos históricos para a Comunidade Surda que merecem ser lembrados e homenageados. Sendo assim, diversos eventos são promovidos no mês de setembro para uma maior conscientização sobre a Comunidade Surda e também para comemorar as conquistas obtidas por essas pessoas ao longo dos anos.

A cor azul possui um significado que para muitos pode ser triste, mas também pode ser encarada como um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda. A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda.

Fonte:

Deixe seu comentário