Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

SAÚDE

Prefeitura não paga e médicos desmarcam consultas de Cruzeiro do Oeste

Consultas com especialistas são desmarcadas por falta de pagamento da prefeitura

Publicado em 09/04/2018 às 02:16

As consultas com especialistas pela rede de saúde pública de Cruzeiro do Oeste estão encolhendo a cada dia, pacientes que necessitam de encaminhamento para neurologistas, urologistas, otorrinolaringologistas, entre outros, não estão conseguindo atendimento.


Na última quinta-feira (05) alguns pacientes que tinham consultas marcadas em um especialista em Umuarama foram informados assim que chegaram ao consultório médico que não seriam atendidos.

 

“Eu peguei meu filho mais cedo na escola, meu marido teve que sair do serviço para nos acompanhar na consulta e quando chegamos a Umuarama descobrimos que o médico não iria nos atender, nos disseram que a secretaria de saúde deveria ter avisado sobre o cancelamento das consultas.” Afirmou a mãe de um menino de 2 anos, uma das prejudicadas.

 

Este não é um fato isolado, nos últimos meses vários especialistas da área da saúde, que prestam serviço para o município não estão realizando o atendimento. O Portal da Cidade conversou com Nereide Mocci, 67 anos, que desde junho de 2017 foi encaminhada para um pneumologista e após 3 consultas desmarcadas decidiu entrar na justiça contra a prefeitura. Na última consulta desmarcada, terça-feira (03), Nereide entrou em contato com o consultório do médico de Umuarama perguntando o motivo do cancelamento, após insistência, a secretária confirmou que o motivo foi falta de pagamento.

 

Além dos depoimentos de pacientes que tem passado por esta situação, um post nas redes sociais realizado na manhã desta segunda-feira (09) confirmou a inadimplência da prefeitura. Após uma mulher publicar a pergunta, “Alguém sabe me informar se tem pediatra no AMAI hoje?” o próprio médico que presta serviço para o município respondeu. “Não sei dizer com certeza, mas os atendimentos de terça e quinta estão suspensos por falta de pagamento. Essa é a prefeitura de Cruzeiro, muito preocupada com a saúde do seu povo”. Comentou o pediatra.

 

De quem é a responsabilidade?

 

Segundo publicação na BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, “O Sus no seu município, garantindo saúde para todos” Série B. Textos Básicos de Saúde, Pg. 34. A gestão de serviços de maior complexidade são de responsabilidade da gestão municipal.

 

Garantia de acesso à saúde: responsabilidade do gestor

 

O gestor municipal deve garantir que a população sob sua responsabilidade tenha acesso à atenção básica e aos serviços especializados (de média e alta complexidade), mesmo quando localizados fora de seu território, controlando, racionalizando e avaliando os resultados obtidos. É preciso que isso fique claro, porque muitas vezes o gestor municipal entende que sua responsabilidade acaba na Atenção Básica em Saúde e que as ações e os serviços de maior complexidade são responsabilidade do Estado ou da União – o que não é verdade.


Ver publicação na íntegra Clique Aqui.


Direito de resposta Prefeitura Municipal

 

O Portal da Cidade entrou em contato com a administração municipal para prestar esclarecimento a respeito do problema relatado nesta matéria. A administração se prontificou a enviar uma nota de esclarecimento. O prazo estipulado para o recebimento da nota era até às 17h de hoje (09). Não foi recebido qualquer tipo de resposta.

 

O Portal da Cidade prontifica-se a publicar a nota assim que recebê-la.

Fonte:

Deixe seu comentário