Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CAUSA ANIMAL

Programa de castração gratuita encerra trabalhos em Cruzeiro do Oeste

O município foi contemplado com 231 vagas destinadas para população de baixa renda, protetores independentes e Organizações da Sociedade Civil (Ongs

Publicado em 23/02/2021 às 07:15

O recurso para o município é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), desenvolveu em Cruzeiro do Oeste o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, que teve início no dia 19, com encerramento nesta terça-feira (23), o qual oportunizou à várias famílias castrar seus animais domésticos gratuitamente, com o objetivo de conter o número crescente de animais abandonados.

Os procedimentos cirúrgicos aconteceram na Unidade Móvel de Castração que esteve na quadra coberta da Escola Municipal Nísia Floresta. Uma equipe de veterinários da Clinicão, uma das empresas vencedoras do pregão eletrônico realizado em 2019 é a responsável pela execução do Programa no município, que conta com apoio da Prefeitura e de servidores do Governo do Estado.

Foram disponibilizadas 231 vagas para Cruzeiro do Oeste, com recursos da própria Sedest. O Programa é destinado à população de baixa renda, protetores independentes e Organizações da Sociedade Civil (Ongs). A Arca de Noé, ong radicada na cidade, abriga cerca de 100 animais recolhidos das ruas em estado de abandono ou maus tratos.


O secretario estadual Marcio Nunes, um dos idealizadores do Programa falou sobre a ação no município e importância da castração. “Cruzeiro do Oeste é uma das cidades mais importantes do Noroeste do Paraná e junto com Governador Ratinho Junior fizemos essa grande parceria com a prefeita e vereadores. Estamos fazendo essa castração gratuita, por meio desse programa e chamando a atenção da população para a causa animal. Para a importância de cuidar da saúde dos nossos pets, que são nossos grandes amigos”, disse.

O secretario ressaltou, ainda, a necessidade da castração para evitar ninhadas indesejáveis, a principal causa do aumento de animais nas ruas. Abandonados, eles ficam suscetíveis aos atropelamentos, contaminação de zoonoses e expostos a maus tratos. A esterilização ainda evita o câncer de testículo e de próstata, e doenças venéreas.

Para o cidadão, além das vantagens de não haver crias não desejadas, minimiza os casos de mordidas, brigas, fugas, uivos noturnos, cheiro forte de urina e problemas com vizinhos. Os animais ficam mais saudáveis, com maior expectativa de vida, além de serem mais vigilantes e companheiros.


PARCERIA – O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos está sendo executado em parceria com as prefeituras e deputados. Estão sendo investidos R$ 2,4 milhões, recurso oriundo de verbas parlamentares e da própria Sedest, quando não há emenda destinada para o município.

Iniciou em 2019 e somente no ano de 2020 foram castrados mais de 11 mil animais em 34 cidades do interior do Estado. A meta é chegar em 45 municípios até março de 2021, com a 15 mil esterilizações. Uma nova licitação está prevista para 2021 e vai se estender para mais 69 municípios.


Em Cruzeiro do Oeste, segundo o veterinário da Prefeitura, Paulo Victor Buck Mello, muitos animais são abandonados e contam apenas com a boa vontade de algumas pessoas – que recolhem em suas casas – e com uma única ong. “Contamos com o amor dessas pessoas que nos auxiliam. O programa é umab importante ajuda para o município e esperamos que sejamos contemplados mais vezes”.

A presidente da ong Arca de Noé, Tereza Camargo, agradeceu o apoio do secretário Márcio Nunes e de todas as pessoas que têm dado suporte para a entidade. “Estou muito feliz pela iniciativa do Márcio Nunes por esse projeto maravilhoso no Paraná. Há 14 anos lutamos por isso e agora está acontecendo. Essa inciativa vai desafogar muito a Arca de Noé. Eu não sei como agradecer o secretário por essa ajuda, pela castração gratuita”.

A prefeita Helena Bertoco esteve acompanhando de perto a execução do programa e pode constatar a necessidade da população no controle da natalidade animal, por isso já reivindicou ao secretário Márcio Nunes o retorno do programa Cruzeiro do Oeste, oportunizando que mais famílias sejam contempladas.


Fonte:

Deixe seu comentário