Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

DIA DE SÃO JOÃO

Confira dicas para comemorar a Festa Junina respeitando o isolamento

O Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste dá sugestões para comemorar o dia de São João com a família, sem sair de casa

Publicado em 25/06/2021 às 23:40
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa)

Ah que saudade de uma Festa Junina! Com certeza, este pensamento passou pela cabeça de muitos cruzeirodoestanos.

Pensando nisso, o Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste resolveu dar algumas dicas de como realizar sua festa junina em casa, respeitando o isolamento social, mas com aquele sabor da festa. 

1° Passo: Reúna-se com seus amigos e família

Nada melhor do que comemorar com a família e amigos, sendo assim, separamos alguns aplicativos que são utilizados nas reuniões virtuais, como forma de driblar a pandemia e encontrar várias pessoas ao mesmo tempo em uma sala virtual.

1. Zoom 

O Zoom é uma plataforma que pode ser usada tanto do seu computador quanto do smartphone (seja Android ou iOS). Para usá-lo, basta criar uma sala, copiar o link e enviá-lo aos participantes, que clicarão no endereço enviado para acessar a reunião.

2. Meet  

O Google Meet também pode ser usado pelo navegador ou celular. Ele funciona de forma parecida com a opção anterior: acesse o site oficial, inicie uma chamada de vídeo ou telefônica e convide o pessoal — o que pode ser feito por e-mail, número de telefone, conta Google ou pelo envio do link da sala.

3. Skype 

Lançado em 2003, o Skype é o aplicativo de videoconferências pioneiro no mercado. Ele foi aprimorado com o passar do tempo e agora pode ser utilizado em diferentes dispositivos, como o computador, o smartphone e até mesmo o Xbox (videogame da Microsoft)

2° Passo: Uma boa comida típica

A melhor parte fica por conta dos comes e bebes, e para combinar com a data, separamos algumas comidas típicas para você e sua família se deliciarem neste dia.

Comidas e bebidas típicas de festa junina:

• Bolo de milho;

• Paçoca;      

• Canjica;

• Pamonha;

• Curau;

• Quentão;

• Pé-de-moleque;

• Amendoim doce;

• Pipoca;

• Bolo de fubá.

3° Passo: Decoração e Música

Um ambiente bem decorado ajuda a entrar no clima e a trilha sonora típica não pode faltar. 

Uma bela mesa enfeitada de chitão, com elementos que remetam à origem rústica da festa, trazem um charme e complementam o ambiente.

Ah, não se esqueçam das bandeirinhas, afinal, toda boa festa junina fica muito melhor com àquelas bandeiras coloridas demarcando o território.

Até mesmo a fogueira pode ser representada em uma boa decoração.

4° Passo: Coma, beba, dance e aproveite cada detalhe com as pessoas que você gosta de forma segura e cheia de carinho.

Curiosidade

A origem das festas juninas é pagã. No mês de junho é o final da primavera e começo do verão no hemisfério norte, e o dia 24 é o solstício de verão nesse hemisfério. Era essa a ocasião em que os povos promoviam festas para pedir fartura nas colheitas.

Como não conseguia extinguir essa tradição, a Igreja Católica introduziu nelas o caráter religioso. Fez isso aproveitando os dias dos santos mais populares que são comemorados no mês de junho. Primeiro com São João e São Pedro, e mais tarde, com Santo Antônio.

Fonte:

Deixe seu comentário