Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

PRÊMIO

Selo brasileiro é premiado melhor selo religioso de 2018 na Itália

Emissão comemorativa do Natal 2018 homenageou os 200 anos da canção Noite Feliz

Publicado em 01/11/2019 às 01:34
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A emissão comemorativa do Natal 2018, que homenageou os 200 anos da canção Noite Feliz, ficou em primeiro lugar no Prêmio Internacional São Gabriel de Arte Filatélica, promovido pela Fundação Fioroni, em Legnago, na Itália. O selo brasileiro dividiu o prêmio com a emissão do correio alemão que destaca os quatro clérigos conhecidos como mártires de Lubeck. 

O selo premiado destaca uma das canções mais populares do mundo, Noite Feliz, um clássico que une e harmoniza os povos, declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2011.

Com arte de José Carlos Braga, o bloco filatélico possui formato de oratório de bolso de três painéis. O selo superior mostra Joseph Mohr escrevendo a letra de Noite Feliz e Franz Gruber compondo a música no violão e, em segundo plano, a partitura musical. Também traz o local da primeira apresentação da música, a capela em Oberndorf, Áustria, no Natal de 1818. Em português e alemão, a letra da canção aparece nas abas laterais do bloco.

A emissão trouxe ainda outra novidade: uma animação sobre a história da canção Noite Feliz pode ser vista a partir dos selos do bloco com o aplicativo HP Reveal, disponível para Android e iOS, que, com os recursos de realidade aumentada, melhora conteúdos estáticos impressos, gerando interatividade e dinamismo.

Esta é a quinta vez que o Brasil é premiado, ficando em primeiro lugar em 1974, com o bloco São Gabriel Padroeiro dos Correios (1973); em 1977, com a emissão Dia Nacional de Ação de Graças (1976); e em 1990, com o selo Dia Nacional de Ação de Graças (1989). Em 2015, os Correios receberam o Prêmio Especial pela representação gráfica inovadora, com o bloco de Natal São Nicolau com os Navegantes (2014). Todos os detalhes das premiações estão no Blog da Filatelia.


Fonte:

Deixe seu comentário