Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ENERGIA LIMPA

Usina fotovoltaica do TRE-PR em Paranavaí está em fase de conclusão

Central elétrica vai garantir ao órgão público praticamente a autossuficiência no consumo de energia

Publicado em 05/03/2019 às 23:21

(Foto: TRE-PR)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está concluindo a construção de uma usina fotovoltaica em Paranavaí que vai garantir ao órgão praticamente a autossuficiência no consumo de energia. Com 6,2 mil placas solares a usina terá capacidade para produzir 263 mil quilowatts ao mês, valor próximo à média de consumo do TRE-PR. A energia será repassada à Copel que possui uma subestação nas proximidades da usina do TRE-PR.

Nessa semana o presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, esteve visitando a usina em companhia de autoridades para acompanhar os trabalhos da etapa final de construção da usina, cuja inauguração está prevista para os próximos meses. Ferreira explicou que a escolha por Paranavaí para a montagem da usina se deve ao período de insolação da cidade, acima da média de outros municípios do estado.

A usina, de acordo com o TRE-PR é o maior empreendimento dessa natureza no Brasil. O custo total da obra é de pouco mais de R$ 9,2 milhões. Todas as unidades da Justiça Eleitoral no estado consomem um total de 225 mil quilowatts/mês, a um custo de pouco mais de R$ 3 milhões ao ano. O investimento será pago em cerca de três anos, representando uma considerável economia ao tribunal, com a vantagem de estar produzindo energia limpa e sustentável.

Fonte:

Deixe seu comentário