Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Cianorte recebe etapa microrregional de torneio de robótica

Publicado em 20/11/2017 às 05:35

Cianorte - O torneio de Robótica(FLL) é um programa internacional criado para despertar o interesse dos alunos em ciência e tecnologia, no ambiente escolar. A rede Sesi de ensino apresenta na grade curricular, a disciplina de Oficinas Tecnológicas, em que todos os alunos do ensino médio são desafiados a aprender Física e Matemática, com base em programação de robôs.

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. De acordo com a coordenadora regional do Torneio FLL, Raquel Nascimento, os jovens podem se inspirar com os projetos e quem sabe seguir uma carreira dentro do ramo de ciência e tecnologia propondo novas soluções tecnológicas. “O grande objetivo da competição é suscitar o interesse pelas áreas de Matemática, Física, Química e Engenharia de uma maneira divertida. É propor um olhar diferenciado e trazer soluções para problemas atuais”.

A disciplina de Oficinas Tecnológicas estimula a formação das equipes para o torneio, que são formadas por até 10 alunos. Cada equipe tem um técnico, que pode ser um professor, e também um técnico suplente. O Torneio de Robótica apresenta o tema, que é fundamentado em um assunto científico do cotidiano. Ele é baseado em um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais, como cientistas e engenheiros.

Após o lançamento do tema, as equipes têm de oito a dez semanas para se preparar para o torneio. Nesse período, os estudantes precisam desenvolver o projeto de pesquisa, design e desafio do robô (colocá-lo em prática) e também core values, que são os valores no modo de atuar em conjunto, valorizando o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade. Após o projeto cumprir com os requisitos, ele pode competir nas seletivas internas e etapas de nível regional e nacional, resultando em visibilidade e premiação. A etapa regional será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro e a etapa nacional em março de 2018, ambas sediadas em Curitiba. Mais informações sobre o Torneio de Robótica e Colégio Sesi podem ser encontradas no site www.sesipr.com.br/colegiosesi.

Fonte:

Deixe seu comentário