Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

INSPIRAÇÃO

Dr. de Harvard relata como sua mãe o inspirou a seguir a vida acadêmica

Atraído por um lanche, o menino viu a mãe estudar matemática, mesmo sem tempo ou dinheiro, e encantou-se pelos livros e pelo conhecimento

Publicado em 28/08/2020 às 06:10
Atualizado em

Lennon Mendes, 30 anos, ao lado de sua mãe e família. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O jovem Lenon Mendes, de 30 anos, publicou em sua rede social, seu relato comovente sobre como se apaixonou pelos estudos, o qual serve de inspiração para todos que desejam concretizar um sonho.

"Uma das minhas memórias favoritas é de quando a minha mãe me levava para assistir aulas na faculdade. Isso geralmente acontecia nas sextas feiras no período noturno, pois assim como muitas outras mães, a minha cursou o ensino superior enquanto trabalhava o dia todo e ainda se desdobrava para tomar conta da casa. E quando as sextas-feiras chegavam, eu já ficava esperando o convite: "Filho, você quer ir pra faculdade hoje a noite com a Mamãe? Depois a gente compra um lanche."

À princípio, o meu interesse maior era obviamente o lanche. Nós saíamos durante o intervalo ou um pouco antes da última aula acabar, e a minha mãe me comprava um sanduíche prensado. Geralmente ela comprava um só, pois não tinha dinheiro para dois. Mesmo assim, ela ficava do meu lado sorridente enquanto eu comia. Para ser sincero, a minha percepção sobre a nossa pobreza ainda era muito limitada, porém hoje eu consigo entender o tamanho do esforço e garra que a minha mãe teve. Imagine trabalhar o dia todo, cuidar da casa, do filho, do marido, não ter dinheiro para um x-salada e mesmo assim conseguir estudar Matemática em uma universidade particular? E vendo todo esse esforço, eu comecei a realmente me interessar pela universidade. 

Eu gostava de assistir as aulas e tentar entender o assunto. Eu olhava admirado o caderno e anotações, com equações que se prolongavam por diversas páginas. Eu achava lindo ver a minha mãe debruçada na mesa da cozinha, cercada de livros e cadernos. E tudo isso foi essencial para que eu percebesse que existia um certo tipo de conhecimento, ao qual eu não tinha acesso enquanto criança, e que só poderia ser desvendado no mundo acadêmico. 

Contudo, eu só realmente compreendi o esforço necessário para alcançar esse sonho quando a minha hora chegou. Eu entendi quando comecei a escolher entre roupas ou livros, entre um lanche e o dinheiro para pagar o aluguel. Eu entendia quando estava na última semana do mês e eu ficava vasculhando a dispensa e pensando no que cozinhar. E assim como a minha mãe, eu nunca reclamei, pois aprendi cedo que lutar pela educação sempre vale a pena. 

E hoje, quando eu olho pela janela de casa e vejo Harvard do outro lado da rua, eu sei que eu não estaria aqui se não fosse pela minha mãe."


Lennon Mendes e sua mãe Fátima Mendes

Fonte:

Deixe seu comentário