Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Premiadas melhores redações de concurso sobre saúde bucal

Publicado em 29/10/2014 às 05:28

Em solenidade realizada na sexta-feira (24/10) no Salão Social da Escola Vicentina Nossa Senhora de Fátima, foi entregue a premiação do segundo concurso de redação realizado pela Coordenação de Atendimento Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste, com o tema “A importância da saúde bucal na qualidade de vida”, envolvendo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais e particulares.

Participaram da premiação o coordenador MarielsoStaudt e a equipe de Saúde Bucal, o presidente da Câmara de Vereadores Percival Pretti, a secretária municipal de Educação Maria de Lurdes Moretto e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, além de pais, professores e diretores de escolas participantes.

PREMIADOS

Em primeiro lugar ficou Juliana Paisana Del Quique (Escola Vicentina), em segundo ficou Karolina de Oliveira Araújo (Escola Municipal Rosimeri Ortiz), em terceiro ficou Lucas Vinícius Campos (Escola Municipal Tasso da Silveira), em quarto ficou Maria Clara dos Santos Correia (Escola Mundo Encantado) e em quinto lugar ficou Giovana Reis Pereira (Escola Vicentina). Cada um recebeu um diploma e um tablet, doação de empresas

IMPORTÂNCIA

Em seu pronunciamento, a secretária Lurdes Moretto destacou a importância do trabalho de prevenção que é realizado pela Coordenadoria de Saúde Bucal junto às escolas, na parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, dentro da política de atenção integral à criança.

O vereador Percival Pretti também destacou a importância da prevenção para a saúde bucal e afirmou que o trabalho que vem sendo desenvolvido em Cruzeiro do Oeste tem um diferencial de qualidade que o destaca a nível regional.

SELEÇÃO

O concurso foi lançado no inicio de setembro com uma palestra nas escolas, onde as equipes pedagógicas se encarregaram de fazer a primeira seleção. As melhores redações de cada escola foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação, onde em um outro processo de análise dezoito delas foram encaminhadas para avaliação da Coordenação de Saúde Bucal, que escolheu as cinco melhores.

PREVENÇÃO

Cruzeiro do Oeste realiza um trabalho de prevenção da saúde bucal nas escolas, com uma série de ações envolvendo os alunos durante todo o ano. Pelo menos duas vezes por mês cada escola recebe a visita do Odontomóvel, com um gabinete dentário completo, dentista e auxiliar técnica, realizando o atendimento básico, como limpeza e obturações.

E semanalmente a equipe de Saúde Bucal faz o roteiro nas escolas, com orientações sobre escovação e outras cuidados, mais a aplicação de flúor através do bochecho. Além disso, as escolas também recebem, uma vez em cada semestre, palestras educativas sobre o tema.

 

“A saúde bucal é fundamental para a saúde do organismo como um todo. Uma boa dentição representa saúde e também reforça a auto estima e a sociabilidade, representando mais qualidade de vida”, diz o odontólogo MarielsoStaudt, coordenador do trabalho.

Os Premiados

1º lugar

Juliana Paisana Del Quiqui

Professora Cristiane Gomes Prohmann

Escola Vicentina

 

2º lugar

Karolina de Oliveira Araújo

Professora Cláudia Regina Ramos

Escola Municipal Rosimeri Ortiz

 

3º lugar

Lucas Vinícius Campos

Professora Vandira Rodrigues Pinheiro

Escola Municipal Tasso da Silveira

 

4º lugar

Maria Clara dos Santos Correia

Professora Ana Luiza

Escola Mundo Encantado

 

5º lugar

Giovana Reis Pereira

Professora Cristiane Gomes Prohmann

Escola Vicentina

 

Redação Primeira Colocada

“A importância da higiene bucal em nosso cotidiano”

A higiene bucal é muito importante para a saúde de nossos dentes e do nosso corpo, pois o sorriso é o nosso cartão postal.

Quando não cuidamos como devemos dos nossos dentes, podemos adquirir sérias doenças como: cárie, gengivite ou até periodontite e para que isso não ocorra é necessário irmãos ao dentista de seis em seis meses, ou quando for necessário para ver se está tudo bem com os nossos dentes. Também é muito importante trocarmos as escovas a cada três meses ou quando as cerdas estiverem tortas.

Além disso fumar pode causar sérios danos a saúde e também sérios danos aos dentes, dando mau hálito e deixando os dentes amarelos.

Após cada refeição devemos escovar os dentes e usar fio dental, pois ele é essencial na saúde bucal. A prevenção é a melhor maneira para cuidar da saúde bucal.

Juliana Paisana Del Quiqui

 

Escola Vicentina Nossa Senhora de Fátima

Fonte:

Deixe seu comentário