Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

BRILHOU

Thiago Wild vence italiano e é o primeiro brasileiro campeão do US Open juvenil

Paranaense bate Lorenzo Musetti por 2 sets a 1 e é apenas o segundo do país a conquistar um título de Grand Slam da categoria.

Publicado em 10/09/2018 às 08:10
Atualizado em

(Foto: Foto: Divulgação)

     Pela segunda vez na história, o Brasil tem um campeão de Grand Slam na categoria juvenil. Neste                   domingo,   o paranaense Thiago Wild, de 18 anos, teve uma atuação muito segura e superou o italiano               Lorenzo Musetti por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 6/2, em 1h18, para conquistar o título inédito do US              Open da categoria.

Cabeça de chave número 6 da competição, Wild teve seu momento mais alto na campanha ao derrotar o promissor Chun Hsin Tseng, de 17 anos, número 1 da categoria e que vinha de títulos em Roland Garros e Wimbledon. O brasileiro, por sua vez, tem competido ao longo da temporada já entre os profissionais, inclusive nos ATPs do Rio de Janeiro, São Paulo e Kitzbuhel, na Áustria.

Thiago Wild foi apenas o sexto tenista do Brasil a chegar a uma final de Grand Slam juvenil e o segundo a conquistar um título. Antes dele, Tiago Fernandes foi campeão no Aberto da Austrália, em 2010. Nas outras vezes, foram vices em Wimbledon, Ivo Ribeiro (1957) e Ronald Barnes (1959); e em Roland Garros, Thomaz Koch (1962 e 1963) e Luis Felipe Tavares (1967).


O jogo

Com um estilo agressivo e pressionando o adversário, Thiago Wild dominou completamente o primeiro set sobre Musetti e, com duas quebras, rapidamente fechou em 6/1. Porém, a facilidade da parcial fez com que o brasileiro relaxasse um pouco e começasse a cometer mais erros na hora de forçar as jogadas. O rival italiano cresceu, ganhou confiança e, depois do

2/2, embalou uma grande sequência para empatar a partida em 6/2.


O terceiro e decisivo set começou ainda com a confiança do italiano em alta. Contando com os erros de Wild e dando pouca margem nos pontos, Musetti conquistou ainda os dois games seguintes para abrir com quebra em 2/0. Porém, um ponto sensacional de Wild mudou a partida ao acertar um lob no fundo da quadra. O brasileiro ganhou confiança e imediatamente devolveu a quebra. Embalado, o paranaense chegava em todas as bolas e, após vencer um lindo rali, embalou para chegar a um novo break, dessa vez abrindo 4/2 ao confirmar seu serviço. Embalado, Wild não deu mais chances para o rival, já desnorteado com a sequência, garantindo o título com 6/2.

Fonte:

Deixe seu comentário