Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ARQUITETURA

Arquitetos explicam como montar uma área gourmet na sua casa

Os arquitetos Bruno Calderaro e Glauber Calderon nos mostram como montar uma área gourmet para sua residência

Publicado em 07/01/2020 às 08:50
Atualizado em

Glauber Machado Calderon e Bruno Calderaro Fogo, sócios proprietários da Pumo Arquitetura (Foto: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste)

Seja para churrascos simples ou refeições sofisticadas, as áreas gourmet têm ganhado cada vez mais espaço nas residências. No entanto, deve ser muito bem planejada para que se possa aproveitar tudo o que esse espaço oferece aos moradores e convidados. Confira alguns de nossos projetos autorais nas imagens a seguir.

Um espaço para receber convidados e oferecer refeições especialmente preparadas para a ocasião: esta é a principal finalidade da área gourmet, cada vez mais presente nas residências em todo o país, a área gourmet aparece como um complemento das áreas sociais da casa, proporcionando um ambiente próprio para o convívio e se tornou fundamental para aqueles que gostam de receber visitas e querem recebê-las sem que isso influencie na rotina da casa.

A integração entre a área gourmet e as demais áreas sociais, por exemplo, traz algumas vantagens, inclusive financeiras. Integrar a área gourmet com ambientes como a cozinha e a sala de jantar evita a ociosidade de espaços e a repetição de mobiliários e equipamentos que poderiam acabar em desuso. Assim, equipamentos locados na cozinha, como fogão, torre de fornos e freezer, darão suporte à área gourmet, onde será necessário incluir apenas equipamentos complementares.

Além dos equipamentos, deve-se considerar a necessidade de um espaço para preparo de refeições. Uma bancada com pia é indispensável, sendo indicada ainda a instalação de uma bancada de trabalho, uma vez que no espaço pressupõe-se o manuseio de alimentos. Assim como a cozinha, a área gourmet deve ser dotada de revestimentos de fácil manutenção, que sejam resistentes a umidade, gordura e materiais de limpeza. Além disso, o posicionamento do sol tem grande influência no projeto de uma área gourmet, embora a área gourmet seja normalmente aberta e conectada a um ambiente externo, é importante que o sol não incida diretamente nesta área.

Por fim, por ser um ambiente de confraternização, é importante que a área gourmet seja um espaço confortável e que reflita a personalidade dos moradores. Painéis de madeira, revestimentos cerâmicos decorados e mobiliários em materiais diferenciados são bem vindos, garantindo destaque para o ambiente. Além disso, um bom projeto luminotécnico garante a valorização do espaço, que deve ser utilizado também nos períodos noturnos.

Fonte:

Deixe seu comentário