Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Arquitetura

Platibanda ou Telhado Aparente: qual escolher?

Os profissionais Glauber Calderon Machado e Bruno Calderaro Fogo, da Prumo Arquitetura, dão dicas sobre os tipos de telhado para construção de uma casa.

Publicado em 08/09/2019 às 23:01
Atualizado em

Bruno Calderaro Fogo e Glauber Machado Caldeiron, sócios proprietários da Prumo Arquitetura (Foto: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste)

Para quem vê de fora, escolher entre platibanda e telhado aparente pode parecer apenas questão estética. Porém, eles vão além disso e dependem também das características da edificação, como o custo e a manutenção. 

O que é a platibanda?

É um tipo de cobertura responsável por esconder o telhado e as calhas. Ela deixa a sensação de continuidade da fachada, contribuindo para uma estética mais limpa, geométrica e sofisticada.


Além da questão estética, a platibanda possui um custo mais baixo, porém, precisa ser bem projetada para evitar problemas de infiltração. Para isso, é preciso ter um bom sistema de escoamento e um caminho que permita que a água desça.


Exemplo de telhado platibanda - Planta Prumo Arquitetura

O que é o telhado aparente?

Neste caso a própria cobertura compõe a estética da fachada, normalmente são projetadas para formar identidades características e contextuais, consiste na sobreposição de telhas que podem ser fabricadas de diversos materiais como cerâmica, cimento ou metal. Normalmente possuem maior inclinação e se estendem através das paredes formando os beirais, que servem para a proteção contra sol e chuvas.


Além de materiais resistentes, é preciso ter um bom projeto de cobertura. A inclinação das telhas deve ser adequada, para promover o escoamento, e elas devem estar bem fixadas, de modo que resistam a intempéries.


Exemplo de telhado beiral - Planta Prumo Arquitetura

Platibanda ou beiral: qual escolher?

A escolha vai depender, basicamente, da estrutura do projeto, do tipo de cobertura e do custo. O telhado aparente oferece um ar mais tradicional e rústico à edificação, enquanto a platibanda é mais moderna e limpa.

PRUMO ARQUITETURA  

Glauber Calderon Machado – Arquiteto CAU A62256-7

Bruno Calderaro Fogo – Arquiteto CAU 203267-8

Especialista Arquitetura - Escritório na Rua Leopoldo José de Souza, n° 690, Centro - Cruzeiro do Oeste/PR. 

Facebook | WhatsApp (44) 9 9837-8833/ (44) 9 9826-9714  

_________________________________________________

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99992-4143/ (44) 9954-1275

_________________________________________________

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário