Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Saúde

Qual a importância dos temperos naturais?

A profissional Sara Jaqueline Rissi Teixeira, da loja de produtos naturais ProSaúde, dá dicas sobre os tipos os tipos de temperos naturais e suas funções

Publicado em 12/09/2019 às 07:21

Sara Jaqueline Rissi Teixeira, especialista em produtos naturais da ProSaúde, dá dicas sobre a utilização de temperos naturais (Foto: Portal Cruzeiro)

O uso em excesso de sódio, que é o principal composto do sal de cozinha e temperos industrializados, pode prejudicar o bom funcionamento do organismo, causando problemas no coração, nos rins e até o envelhecimento precoce. Vale destacar ainda que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo ideal de sal é cinco gramas diárias, enquanto que os brasileiros consomem o dobro da recomendação.

Para mudarmos isto, podemos fazer uso dos temperos naturais, que são uma excelente forma de diminuir a quantidade de sal, além de garantir um maior realce de sabor e aroma dos alimentos, também fornecem ação medicinal. Possuem substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, auxiliam na melhora da circulação sanguínea e na digestão, fortalecem o sistema imunológico e são excelentes para o bom funcionamento do organismo.

Abaixo segue os benefícios de alguns temperos naturais:


Fonte: Imagens Instagram

Dentre os ingredientes que são usados como temperos naturais podemos classificar em três tipos:

Ervas: são folhas e flores, como por exemplo, salsa, manjericão, louro, hortelã, sálvia, manjerona, erva doce, tomilho, alecrim e orégano.

Especiarias: caules, sementes e grãos; como cominho, coentro, pimenta do reino, canela, cravo, cardamomo, noz moscada, anis estrelado e mostarda.

Legume aromáticos: que são verduras, legumes, tubérculos e raízes como por exemplo, cebola, alho, cenoura, salsão, cebolinha, alho poró, açafrão da terra, páprica (derivada do pimentão), pimenta, gengibre, etc.

Muitos destes temperos podem ser encontrados in natura ou desidratados. Porém não existe uma regra exata de como devem ser utilizados, tudo varia de acordo com o paladar de quem prepara e de quem vai consumir o alimento. Por isso explore diferentes sabores e aromas e pense em como você pode misturá-los e utilizá-los na alimentação do dia a dia.

Na Pro Saúde você pode encontrar estes ingredientes e mais misturas de temperos prontos, sem conservantes e sem sódio.

_________________________________________________

ProSaúde

Sara Jaqueline Risse Teixeira - Especialista em Produtos Naturais da ProSaúde - Localizada na Av. Paraná, n° 1436, Centro - Cruzeiro do Oeste/PR.  

Facebook | WhatsApp (44) 99900-7245

________________________________________________ 

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99992-4143/ (44) 9954-1275

_________________________________________________ 

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 



Fonte:

Deixe seu comentário