Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

SAÚDE BUCAL

Veja os 4 principais hábitos que podem prejudicar os dentes de seu filho

A Ortodontista Dra. Isabella Scarmardi, explica quais são os piores hábitos para a saúde bucal das crianças e dá dicas de como modificá-los

Publicado em 11/02/2020 às 07:56
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste)

Criar uma criança não é uma tarefa fácil, especialmente nos momentos de choro em que os pais encontram-se perdidos e tentam de tudo para acalmá-las. Algumas das formas mais comuns de contornar o stress infantil são a chupeta e a mamadeira, que apesar de auxiliarem por um tempo, tornam-se vilãs na formação de uma dentição saudável para os pequenos. 

Os hábitos de chupar o dedo e de roer as unhas também são muito comuns, mas igualmente prejudiciais.

Se seu filho tem alguns desses hábitos ele é completamente normal, já que cerca de 60% a 70% dos bebês necessitam dessa sucção não nutritiva

e a abandonam naturalmente até os 04 anos de idade.

O problema se dá quando esses costumes permanecem até a troca dos dentes de leite, formando más oclusões que levam a necessidade do uso do aparelho ortodôntico.

Como ajudar seu filho a deixar estes hábitos? 

Nenhum hábito termina do dia para a noite, por isso se você está pensando em esconder os objetos pode esquecer. Retirar aos poucos e conversar bastante sobre o assunto é a forma de facilitar o processo evitando que a criança sofra um trauma ou se estresse mais que o necessário.

Mas existem algumas dicas que podem auxiliar nesta transição.

Mamadeira

Para que seu filho deixe a mamadeira de lado, a maneira mais simples é efetuar a troca pelo uso copo, enfatizando que ele está crescendo e semeando o anseio de passar a comportar-se como todos os demais membros da família.


Chupeta

Para a retirada da chupeta a dica é realizar uma pequena “barganha” com a criança, onde você oferece para ela algo que ela gosta ou quer muito em troca de se desfazer da chupeta e não pedir mais.

Desta forma, você oportuniza a criança uma escolha e recompensa que a reconfortará pela perda do objeto que a acalmava.

Chupar o dedo

A primeira opção é sempre uma boa conversa, mas quando esta não funciona, a solução mais indicada é o uso do aparelho ortodôntico que evitará a oclusão dos dentes e auxiliará na mudança do hábito.



Roer as unhas

Este com certeza é um péssimo hábito, mas uma boa dica é deixar as unhas da criança bem cortadinhas e lixadas para evitar aquelas pontinhas tentadoras para o roedor.

Por fim, é sempre importante o acompanhamento da higiene bucal da criança e a visita periódica ao dentista para acompanhar o crescimento e formação saudável dos dentes de seu pequeno, afinal, não há melhor remédio do que uma boa prevenção. 



Revitalle MultiClínica 

Dra. Isabella Scamardi (CRO/PR24562) 

Cirurgiã-Dentista, Ortodontia, Ortopedia e Harmonização Orafacial 

Avenida Clotilde Proma, 200, Próximo a delegacia de Cruzeiro do Oeste - PR  

(44) 9800-8500 

Facebook | WhatsApp (agende sua consulta) | Instagram  


Qual sua especialidade? 

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 9992-4143 ou fale conosco pelo WhatsApp   


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade 



Fonte:

Deixe seu comentário