Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CONTRABANDO

Polícia Ambiental apreende 180 caixas de cigarro em Iporã

Também foram apreendidos 300 litros de gasolina

Publicado em 10/08/2018 às 05:21

imagem meramente ilustrativa

Iporã – Ao menos 300 litros de gasolina foram apreendidos na tarde de quinta-feira (31) pela Polícia Ambiental escondidos em uma propriedade rural no distrito de Vila Nilza, em Iporã, a 77 km de Umuarama. 

No local os policiais ainda encontraram 180 caixas de cigarros paraguaios e dois veículos com radiocomunicadores que estariam sendo usados para o contrabando. Ninguém foi preso. Todo o material apreendido foi levado para a delegacia da Receita Federal de Guaíra.

Segundo a Polícia Ambiental, chegaram até a propriedade rural através de uma denúncia que de estaria havendo o comércio ilegal de gasolina proveniente do Paraguai. No local encontraram os 300 litros do combustível estocados em seis galões. 

Ainda de acordo com a PA, a denúncia informava que o local seria um ponto de desembarque de contrabando vindo dos rios Paraná, Piquiri e Xambrê uma vez que a propriedade faria fundos com o rio Xambrê.

No caminho da propriedade os policiais avistaram dois veículos parados na entrada de uma plantação de eucaliptos e, na abordagem, dois homens correram em meio à plantação, abandonando os carros, não sendo mais possível localizá-los, segundo a polícia.

Os dois veículos, um VW Jeta e um Hyundai Tucson, estavam carregados cada um com cerca de 40 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. Ambos também estavam equipados com radiocomunicadores ilegais. Não havia registros de furtos dos veículos, segundo a PA.

Foi solicitado reforço e outra equipe seguiu até a propriedade rural onde encontraram cerca de 300 litros de gasolina em 06 galões, armazenados de forma irregular, caracterizando crime ambiental. Continuaram as diligências e localizaram ainda mais 100 caixas de cigarros paraguaios, os quais estavam escondidos em uma área de preservação permanente, próximo ao Rio Xambrê, segundo a Polícia Ambiental.

Na propriedade, a princípio arrendada, ninguém foi localizado. Os dois veículos carregados, o combustível e os cigarros, totalizando 180 caixas foram apreendidos e encaminhados para Receita Federal em Guaíra. A Delegacia de Polícia Federal em Guaíra será oficiada e fará a identificação do dono da propriedade para sua responsabilização penal.

O crime de armazenar produtos perigosos possui pena de 01 a 04 de reclusão e o de contrabando de 02 a 05 anos, penas cabíveis ao responsável pela propriedade rural que, após ser identificado, deverá responder em liberdade, uma vez que não foi possível sua autuação em flagrante.

Fonte:

Deixe seu comentário