Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

SMARTPHONES

Polícia Federal deflagra operação de combate ao descaminho em Umuarama

Investigação teve início após apreensão de mais de 500 quinhentos aparelhos de telefone celular tipo smartphones, em Alto Paraíso

Publicado em 21/05/2020 às 23:53

Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (22) dois mandados de busca e apreensão em Umuarama (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta sexta-feira (22) dois mandados de busca e apreensão em Umuarama, com o objetivo de angariar elementos finais para o encerramento de investigações e confirmar existência de outros envolvidos e ilícitos praticados. 

A investigação teve início após apreensão de mais de 500 quinhentos aparelhos de telefone celular tipo smartphones, em Alto Paraíso. A carga foi avaliada em mais de 300 mil reais. 

Na ocasião, os eletrônicos eram transportados em um veículo ocupado por duas pessoas também residentes em Umuarama. Os criminosos teriam carregado o veículo na região de fronteira com o Paraguai e tinham como destino Umuarama. 

Com aprofundamento das investigações foi possível identificar o proprietário da valiosa carga de eletrônicos e constatado que ele inclusive estava atuando como “batedor” da carga na ocasião da apreensão.  

O investigado, de 43 anos, residente em Umuarama, possui extenso histórico de autuações e apreensões de produtos importados ilegalmente, especialmente eletrônicos, tendo inclusive, nos últimos dias, conseguido fugir das autoridades alfandegárias após abordagem na região de fronteira. Na ocasião da fuga, abandonou o ocupante do veículo na fronteira e foi para o Paraguai. 

Chama atenção a reiteração da prática criminosa mesmo durante o fechamento oficial da fronteira com o país vizinho como medida sanitária por conta da pandemia do covid-19, o que demonstra ousadia dos criminosos. 

A operação deflagrada nesta manhã foi batizada de “Rota Alternativa” por conta dos trajetos utilizados pelos criminosos para chegar até Umuarama com os ilícitos, vez que desviavam, em alguns casos, mais de 150 quilômetros a rota para fugir de eventuais fiscalizações ou atuações policiais.  

O investigado responderá pelo delito de descaminho e associação criminosa e os objetos apreendidos encaminhados para Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.


Fonte:

Deixe seu comentário