Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

VOOS

Aeroporto de Umuarama recebe raio-x e portal para checagem de passageiros

Faltam poucas adequações necessárias para Umuarama finalmente ter a sua linha aérea regular

Publicado em 16/09/2019 às 06:25

A implantação dos equipamentos é um dos últimos passos para a conclusão das obras de ampliação e adequação aeroporto para a operação comercial (Foto: Tiago Boeing)

O Aeroporto Orlando de Carvalho recebeu mais equipamentos em preparação para o início dos voos regulares que serão ofertados em breve pela Azul Linhas Aéreas. Nesta semana, técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) trabalharam na instalação do portal para checagem de passageiros com detector de metais e raio-x de bagagem de mão, na antessala de embarque.

A implantação desses equipamentos é um dos últimos passos para a conclusão das obras de ampliação e adequação do aeroporto para a operação comercial. Está próxima a licitação para aquisição da mobília e da esteira de bagagem, que será instalada ao lado da sala de espera. A estrutura está em fase final de implantação.

“Falta pouco para completarmos as adequações necessárias para Umuarama finalmente ter a sua linha aérea regular, com voos para Curitiba através do avião ATR 72-600 da Azul. A parte que cabe ao município está praticamente concluída, restando apenas as avaliações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e eventuais adequações que forem apontadas”, explicou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro.

Como o processo de liberação do aeroporto está em andamento – inclusive a mudança de categoria para receber aeronave deste porte –, com adequações sendo realizadas conforme as exigências da Anac, não é possível estabelecer data para o início dos voos. “Trabalhamos com estimativas, mas a operação não depende apenas do município. O nosso aeroporto permaneceu cerca de 35 anos sem receber investimentos significativos”, apontou.

Segundo o secretário, para receber os voos da Azul o aeródromo foi praticamente reconstruído do ano passado para cá. O investimento é de R$ 7 milhões em obras que envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, entre outras benfeitorias.

A obra tem recursos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, cerca de R$ 1 milhão da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República para equipamentos e aporte financeiro da Prefeitura. A modernização do aeroporto, que permitirá a inclusão do município na rota das grandes companhias aéreas, tem apoio do secretário Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), que auxiliou na conquista dos recursos junto ao governo do Estado, durante seu mandato como deputado estadual, e do ex-deputado Fernando Scanavaca.

“O processo de liberação está na reta final e não depende da Prefeitura, ou do governo do Estado, apenas da Anac”, finalizou Bácaro.


Fonte:

Deixe seu comentário