Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

APÓS OPERAÇÃO

Celso Pozzobom concede entrevista e nega envolvimento em desvios da Saúde

O prefeito de Umuarama foi alvo de busca e apreensão, que ocorreu em sua residência e no gabinete, no Paço Municipal

Publicado em 05/05/2021 às 21:24

Ele também negou que esteja envolvido em organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica a partir de desvios na área da saúde. (Foto: Portal da Cidade de Umuarama)

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom (PSC), concedeu coletiva à imprensa no fim da tarde desta quarta-feira (5), para falar sobre a operação do Ministério Público do Paraná (MPPR) contra os desvios de verbas do Fundo Municipal de Saúde e de esquema de favorecimento na vacinação contra a covid-19. Os desvios somariam mais de R$ 19 milhões.

- Veja abaixo a entrevista do prefeito durante a coletiva de imprensa

O prefeito chamou de natural e fiscalizatória a operação do MPPR, já que o município recebeu grande valor de recurso para o combate à pandemia do novo coronavírus. Ele também negou que esteja envolvido em organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica a partir de desvios na área da saúde.

- Operação do MPPR apura desvio de verbas do Fundo Municipal de Saúde de Umuarama

“Eles [MPPR] têm um levantamento do desvio de alguns recursos passados pelo Governo Federal para nossas entidades hospitalares, e eu sou o chefe do Executivo, estou aqui capitaneando um volume grande de pessoas e hoje algumas foram detidas ou afastadas, é passível que viessem buscar algumas coisas para ver se tinha indícios do chefe Executivo nisso também”, comentou o prefeito.

- Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão na residência e gabinete do prefeito

A Operação Metástase realizou a prisão de sete pessoas e cumpriu 62 mandados de busca e apreensão. Os agentes do Gaeco estiveram na casa e no gabinete do prefeito, no Paço Municipal, que permaneceu fechado nesta quarta. Assessores do prefeito não detalharam como a operação atingiu os departamentos públicos e nem quais os servidores públicos suspeitos que foram detidos. Eles alegaram que a investigação está em curso e que não tiveram ainda acesso ao processo.

- Preso grupo suspeito de fraudar R$ 19 milhões da Saúde de Umuarama

A pedido da Justiça, a secretária da Saúde, Cecília Cividini Monteiro da Silva, foi afastada e o prefeito comentou que já está procurando outro nome para assumir a pasta. “A prefeitura tem que continuar a trabalhar, estamos no meio de uma pandemia, com números crescente de casos confirmados (...) a vida segue. Vamos continuar como estávamos. Vamos substituir essas peças afastadas”, explicou. A Prefeitura de Umuarama funcionará normalmente nesta quinta-feira (6).

- Casa de férias foi construída com dinheiro desviado da Saúde de Umuarama, diz MP

Sobre esquema de favorecimento na vacinação contra a covid-19, o prefeito alegou que é um assunto da Secretaria de Estado da Saúde, responsável por repassar as doses da vacina. O MPPR informou que ao menos 10 pessoas “furaram a fila” da vacinação contra o novo coronavírus em Umuarama.

- Autoridades e seus familiares 'furaram fila' de vacinação em Umuarama, diz MPPR

Ao fim da coletiva de imprensa, ele disse que vai seguir à risca as recomendações da Justiça. “A gente quer que as investigações continuem para que realmente a gente veja onde está o erro da administração”, concluiu.



Fonte:

Deixe seu comentário