Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CURIOSIDADE

Chácara em Paranavaí produz jilós gigantes

Segundo a moradora, um dos frutos mede cerca de 21 cm. No ano passado, a mulher também colheu mangas gigantes no sítio da família.

Publicado em 29/05/2020 às 22:44

Um dos jilós mediu 21 cm, segundo a moradora. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

A proprietária de uma chácara, localizada na Rua Pioneiro Tonhão, no Jardim Campo Belo, se surpreendeu com o tamanho dos jilós produzidos por um pé, plantado por ela no terreno. Somente um dos frutos já seria suficiente para fazer um refogado. 

Dona Maria de Lourdes da Silva Fernandes, conta que ganhou as sementes de um amigo, mas não sabia que os frutos seriam tão grandes. A moradora disse ainda que há alguns anos, a chácara era utilizada para produção de horta, mandioca, milho criação de animais, mas nunca viu essa espécie de jiló. 


"Eu ganhei as sementes de um amigo nosso, mas o jiló que ele me deu era pequeno. Plantei em uma carriola velha e agora cresceram muito. Eu fiquei admirada, porque plantei uma bolinha pequena e nasceu esse jiló gingante, mas eu não vou cortar não, vou ver até onde ele vai parar", conta dona Maria. 

A moradora disse que um dos frutos já mede cerca de 21 cm e ela vai esperar madurar para distribuir sementes às amigas, que também ficaram admiradas com as fotos que ela mandou em grupos na internet. 

Manga gigante - Essa não foi a primeira vez que dona Maria se surpreendeu com um fruto gigante. No ano passado, no sítio da família, também em Paranavaí, foram colhidas várias mangas espada com tamanhos bem maiores que o normal. 


As frutas produzidas pela mangueira alcançaram um tamanho quase três vezes maior que uma manga comum, medindo mais de 20 cm. A moradora fez a comparação com uma garrafa de água de 500 ml, que se equiparou ao tamanho da fruta. 


Colaboração: Repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário