Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ITAIPU

Com excesso de água, Usina de Itaipu abre as três calhas do vertedouro

Vazão no domingo (14) se aproximou de 6 milhões de litros de água por segundo, o equivalente ao volume de quatro Cataratas do Iguaçu.

Publicado em 15/01/2018 às 07:39

Turistas aproveitam para registrar cena rara com as 14 comportas do vertedouro de Itaipu abertas. (Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional)

Com o excesso de água no reservatório, a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, abriu as três calhas do vertedouro neste domingo (14). Assista ao vídeo com as imagens do vertimento.

Pela manhã, a vazão escoada se aproximou dos 6 milhões de litros por segundo, o equivalente ao volume de quatro Cataratas do Iguaçu. No sábado (14), havia chegado a três vezes.

A cena rara com as 14 comportas abertas não era registrada desde junho de 2016 e é resultado da grande quantidade de chuvas na Bacia do Rio Paraná, que compreende os estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

A direção da hidrelétrica reforça que o escoado pelo vertedouro é o excedente de água não usado na produção de energia, que já é 8,5% maior que o acumulado nas duas primeiras semanas de janeiro de 2017.

Desde o dia 1º, Itaipu produziu 4.181.704 megawatts-hora (MWh), contra os 3.862.829 MWh no mesmo período do ano passado.

Ainda segundo a binacional, um dos principais fatores que favorecem o aumento da produção de Itaipu, além da situação hidrológica, é a retomada do crescimento da economia no Brasil, que gera maior demanda por eletricidade, principalmente do setor industrial.

Para segunda-feira (15), a previsão é que apenas uma das três calhas permaneça aberta, o que vem ocorrendo desde o dia 30 de dezembro de 2017.

Fonte:

Deixe seu comentário