Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

PREVENÇÃO

Com índice de isolamento baixo, prefeito pede apoio dos moradores de Umuarama

Percentual está entre 15% e 20%, um dos mais baixos desde o início da pandemia do novo coronavírus

Publicado em 16/06/2020 às 05:58

O objetivo é monitorar a mobilidade populacional, deslocamentos, pontos de aglomeração, situações de concentração de pessoas e risco de contaminação pelo novo coronavírus. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, e com dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, a estimativa de isolamento social de Umuarama, desde o início da pandemia do novo coronavírus, tem como base o percentual da população que integra os grupos de risco e trabalhadores de atividades cujo funcionamento ainda não foi autorizado – caso do setor de eventos, por exemplo.

Como os demais segmentos da economia (comércio, indústria, serviços e agropecuária) estão ativos, embora com algumas restrições, a secretaria estima um índice de isolamento social no município entre 15% e 20%, conforme relatado pelo prefeito Celso Pozzobom em uma live no Facebook nesta terça-feira (16).

Sair de casa com suspeita ou testado positivo para coronavírus é crime conforme o artigo 268 do Código Penal (“Infringir determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa”) e a pena é detenção de um mês a um ano e multa.

Mais informações

Por outro lado, a tecnologia de geolocalização ajudará o governo a identificar aglomerações e avaliar o isolamento social. Empresas como a Google, dona do Google Maps, e o Facebook (WhatsApp e Instagram), armazenam os deslocamentos dos usuários e esses dados serão usados para criar índices (nacionais e por Estado) do comprometimento com o isolamento social.

O Governo Federal anunciou que esse tipo de cruzamento de dados será usado para monitorar aglomerações e direcionar políticas públicas de saúde. Com isso é possível enviar equipes de fiscalização a áreas de aglomeração, carro de som passando por locais movimentados e envio de SMS com orientações e alertas para os clientes das operadoras. O objetivo é monitorar a mobilidade populacional, deslocamentos, pontos de aglomeração, situações de concentração de pessoas e risco de contaminação pelo novo coronavírus.


Fonte:

Deixe seu comentário