Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Penitenciária

DEPEN transfere homens da Cadeia Pública de Goioerê e implanta cadeia feminina

No dia 31/07 já haviam sido transferidos para Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste 52 presos.

Publicado em 28/08/2019 às 01:16

A ação requereu grande efetivo para ser concluída (Foto: DEPEN)

Nesta quarta-feira (28/08) o Departamento Penitenciário do Paraná - DEPEN faz a transferência de 51 (cinquenta e um) homens presos da Cadeia Pública de Goioerê para as Cadeias de Cianorte e Umuarama. No dia 31/07 já haviam sido transferidos para Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste 52 presos visando retirar todos os homens presos da Cadeia de Goioerê para implantação de Cadeia exclusivamente destinada a mulheres.

A transferência de 52 presos condenados da Cadeia de Goioerê para PECO feita no dia 31/07, e que esvaziou uma das alas da Cadeia possibilitou que ocorresse reparos estruturais e pintura da ala que receberá as primeiras presas na Cadeia, para a reforma o DEPEN contou com apoio da comunidade local, conselho da comunidade e segurança, e prefeitura.


Também no dia de hoje serão transferidas 51 mulheres presas, sendo 22 mulheres da Cadeia Pública de Cianorte e 29 da Cadeia Publica de Umuarama.

A operação contará com grande aparato de segurança, além dos agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais de Maringá, agentes da Regional do DEPEN em Maringá, da Central de Transportes de Maringá e policiais civis de Goioerê.


A partir de hoje a Cadeia Pública de Goioerê, passará a ser uma unidade prisional destinada exclusivamente a mulheres presas para atender a demanda da Regional do DEPEN de Maringá, das Comarcas da área da Vara de Execuções Penal de Cruzeiro do Oeste; os homens presos em flagrante ou no cumprimento de mandados de prisão na Comarca de Goioerê para a continuidade do Projeto serão transferidos semanalmente para outras unidades do DEPEN na região após os procedimentos de flagrante.

De acordo com o agente penitenciário Luciano Brito, Coordenador Regional do DEPEN em Maringá "o objetivo deste projeto é proporcionar uma custódia adequada, pois em muitas cadeias da região as mulheres presas sequer tem um solário para o banho de sol, também queremos proporcionar algum tipo de atividade educacional e trabalho para essas mulheres visando, o resgate da autoestima, dignidade, e o tratamento penal efetivo, visando reduzir a reincidência delas no crime".

O Departamento Penitenciário atendendo a demanda da comunidade e da região iniciou no mês de julho o processo para tornar a Cadeia Feminina de Goioerê uma Cadeia de gestão plena do DEPEN que será concluído em breve.

A Cadeia Pública de Goioerê terá a capacidade máxima para 100 (cem) mulheres ao término das adequações físicas do espaço, além de reparos em várias celas, o projeto prevê adequação de espaços para salas de aula e trabalho, e ambulatório médico, ao final o Depen pretende ofertar a todas as presas oportunidades de trabalho, escolarização e profissionalização em parcerias com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos da Comunidade e de Segurança de Goioerê.


Fonte:

Deixe seu comentário