Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

DEFESA

Em setembro, Procon de Umuarama foi o 3º do Paraná em atendimentos

A exemplo do que acontece em todo o Estado, as empresas que mais registram reclamações estão no ramo de telefonia

Publicado em 11/10/2018 às 06:46

O volume coloca Umuarama à frente de cidades bem maiores, como Foz de Iguaçu (421 atendimentos) e Londrina ( 406) (Foto : Prefeitura de Umuarama)

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Umuarama – registrou novamente um grande volume de atendimentos em setembro, o que manteve a unidade em 3º lugar no ranking estadual, atrás apenas de duas das maiores cidades do Paraná (Curitiba e Maringá). Enquanto a capital realizou 6.305 atendimentos e a Cidade Canção acolheu 1.901 reclamações, o Procon da Capital da Amizade recebeu em setembro 749 consumidores insatisfeitos nas relações de consumo.

O volume coloca Umuarama à frente de cidades bem maiores, como Foz do Iguaçu (421 atendimentos) e Londrina (406) – a lista com os 10 primeiros colocados conta ainda com Sarandi (430), Francisco Beltrão (341), Toledo (288), Rolândia (268) e Jacarezinho (251). “Esse cenário permite várias análises, mas chama a atenção que o consumidor umuaramense é consciente e tem recorrido mais ao Procon para assegurar os seus direitos”, disse o secretário Aparício Bernardo Calderaro Júnior, coordenador do órgão.

A exemplo do que acontece em todo o Estado, as empresas que mais registram reclamações estão no ramo de telefonia (fixa e móvel), internet, TV por assinatura e instituições financeiras. Em Umuarama, entre as 10 empresas mais reclamadas (por ramo de atividade), cinco estão na área de telefonia e internet e somam 256 reclamações; três empresas prestam serviços financeiros e em setembro desagradaram 48 consumidores; e duas pertencentes ao comércio varejista geraram 40 reclamações.

Embora não cite nomes, o coordenador do Procon lembra que todas as empresas têm atuação nacional. No mês passado, o maior volume de serviço do órgão de defesa do consumidor foi atendimento preliminar, seguido de CIP (carta de informações preliminares) e consulta simples. “Devemos destacar o alto índice de acordos obtidos pela nossa equipe, que resolvem as pendências no primeiro contato entre fornecedor/prestador de serviços e o consumidor. Poucos casos resultam em ações na Justiça”, informou o secretário Calderaro Júnior.

O coordenador do Procon ressalta ainda que as empresas das três atividades mencionadas respondem por 334 reclamações, correspondendo a 44% do total. “É importante reforçar, contudo, que na grande maioria dos casos (em setembro foram 84%), os conflitos são resolvidos sem a abertura de processo administrativo, demonstrando o interesse das empresas na resolução dos problemas dos consumidores”, completou.

Números

Ranking de atendimentos do Procon no Paraná, em setembro

1) Curitiba          6.305

2) Maringá          1.901

3) Umuarama          749

4) Sarandi          430

5) Foz do Iguaçu  421

6) Londrina          406

7) Francisco Beltrão  341

8) Toledo          288

9) Rolândia          268

10) Jacarezinho  251

Fonte:

Deixe seu comentário