Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

VIDA LONGA

Moradora de Campo Mourão completa 110 anos

Ela acredita que só continua viva por providência divina, mas se dependesse de sua vontade, já gostaria de ter passado para a outra vida.

Publicado em 26/07/2018 às 07:39

Dona Leonor ganhou o bolo da equipe da Saude para comemorar mais um aniversário (Foto: Clodoaldo Bonete/Tá Sabendo.com)

Chegar aos 100 anos está muito longe da expectativa de vida do brasileiro, que está na casa dos 75,8 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o que dizer então de uma pessoa que já passou uma década do centésimo ano de vida. Dona Maria Leonor de Abreu completa nesta quinta-feira (26), 110 anos.

Apesar da longevidade, ela continua saudável e se comunicando com facilidade. Apenas a visão está enfraquecida. Ela acredita que só continua viva por providência divina, mas se dependesse de sua vontade, já gostaria de ter passado para a outra vida.

“Deus é quem manda, mas não eu não queria continuar vivendo mais. Não tem mais ninguém, os amigos e a maioria dos parentes e filhos já morreram. Não tem motivo para continuar vivendo, mas se Deus quer assim não posso reclamar”, disse ela, nesta quarta-feira, enquanto cortava o bolo de aniversário, oferecido pelas equipes das unidades de saúde do Avelino Piacentini e Jardim Tropical.

A comemoração, mesmo que simples, é oferecida todo ano pelas agentes de saúde do município, que acompanham a idosa há anos. A fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Ana Fernanda Vecchi, foi quem comprou as velas para comemorar o aniversário de dona Leonor. “Para mim é uma satisfação comprar a vela de três dígitos”, declara ela.

Para Fernanda, a boa convivência com a família e a boa alimentação é que mantém dona Maria sempre forte para resistir ao peso da idade. “A gente acompanha ela há cerca de sete anos e vê o carinho com que a família cuida. Além disso, o genro é pastor e ela participa dos cultos, se alimenta bem e é uma pessoa bem lúcida, mesmo com 110 anos. Isso surpreende a gente”, comenta a fisioterapeuta.

Quem cuida da idosa é a filha Eleonora de Araújo, 61 anos, que luta contra o câncer. Ela acredita que vai morrer antes da mãe. “Eu morro antes porque enfrento uma grave doença, enquanto minha mãe é saudável. O médico diz que o único problema de minha mãe é a dor nas costas, mas isso é pela idade avançada mesmo”, explica.

Para se ter uma ideia da lucidez de dona Leonor, seu filho mais velho, de 84 anos, não a reconhece mais. Ele mora em Araruna e sofre Alzheimer. Quando chega na casa da mãe e recebe o abraço, ele se afasta, dizendo que não a conhece. “Meu irmão se lembra de mim, mas não da nossa mãe”, conta a irmã Eleonora.

Dos 13 filhos que idosa teve, apenas quatro são vivos. Ela mora na Rua Princesa dos Campos, no Jardim Tropical II em Campo Mourão, e nasceu em 26 de julho de 1908, em Macaubas (Bahia). Para comprovar a idade, ela apresenta, inclusive, a carteira de identidade.

Fonte:

Deixe seu comentário