Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

REVOLTANTE

Moradora denuncia morte de gatos por envenenamento no Jardim San Fernando

De acordo com testemunhas, inúmeros animais mortos estão sendo encontrados no campo da UEM em Umuarama

Publicado em 07/05/2021 às 08:05

Ela reconheceu o animal, que já estava morto e com sinais de envenenamento. (Foto: Portal da Cidade de Umuarama)

Uma moradora procurou o Portal da Cidade Umuarama nesta quinta-feira (06) para denunciar casos de envenenamento de animais no bairro Jardim San Fernando., em Umuarama

Fernanda Ribeiro, de 20 anos, contou que seu gato desapareceu no último domingo (02), na Rua Amaury Haruo Sunahara, e ela publicou nas redes sociais para tentar encontrá-lo. “Fiquei desesperada, procurei na casa dos vizinhos e nas redondezas e não o encontrei, até que uma pessoa viu minha publicação no Facebook e me enviou as fotos”.

Ela reconheceu o animal, que já estava morto e com sinais de envenenamento. O gato foi encontrado no campo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus de Umuarama. De acordo com Fernanda, uma protetora de animais foi quem enviou as fotos, e informou que casos semelhantes têm acontecido com frequência na região e os animais são deixados no campo. “Ela me disse que desconfia quem seja o responsável pelas mortes, mas não formalizou denúncia na polícia pois não tem provas”, relata.

Imagem é chocante e expõe a crueldade com que os animais são mortos

“Quis tornar pública essa situação, pois é muito revoltante saber que há pessoas sem nenhum amor no coração em fazer isso os pobres animais. Quero que as pessoas vejam para se encorajarem a denunciar, pois se nada for feito, ele não foi o primeiro e também não será o último”, completa.

De acordo com a polícia, os casos podem ser denunciados na delegacia, onde será registrado um boletim de ocorrência. Tutores e protetores de animais podem reunir fotos, testemunhas e o máximo de informações possíveis para formalizar denúncia do crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone (44) 3621-2650 ou através do site da Polícia Civil do Paraná.

Lei Sansão

Em 2020, a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605) foi alterada pela Lei Sansão para aumentar a punição aos crimes de maus-tratos e crueldade contra- animais. A nova lei aumenta a pena para quem maltratar cães e gato, pois a pena anterior previa a detenção de três meses a um ano ou multa. Agora, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação será punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.



Fonte:

Deixe seu comentário