Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

AMEAÇA

Padre é ameaçado por questões políticas em Cianorte

Em um áudio de WhatsApp o autor teria dito “nós temos que pegar esse cara aí e expulsar, expurgar do nosso convívio”

Publicado em 16/10/2018 às 06:54

Padre Ivanil está na igreja católica há 28 anos e há cinco em Cianorte (Foto: Redes Sociais)

O padre Ivanil Pereira da Silva, 57 anos, foi ameaçado por um suposto eleitor de Jair Bolsonaro em Cianorte, após comentários durante a missa sobre a importância da escolha do candidato e que os cristãos devem zelar pela vida.

O autor da ameaça gravou um áudio que foi compartilhado num grupo de WhatsApp com moradores da cidade. Na gravação o homem ofende o padre várias vezes com palavrões e chega a falar que “nós temos que pegar esse cara aí e expulsar, expurgar do nosso  convívio”. E completa “sorte que eu não conheço esse vagabundo, senão queria encontrar esse (palavrão) pra fazer [sic] umas verdades pra ele..”.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público. O promotor Sérgio Roberto Martins deve enviar a denúncia para a Polícia Civil de Cianorte abrir investigação, a fim de identificar o autor e como a corrente da mensagem começou.

Padre Ivanil recebeu o áudio de um amigo na terça-feira (9) à noite, e, preocupado com o teor ofensivo, procurou o Ministério Público (MP) de Cianorte na quinta-feira, (11), com uma cópia da gravação. Ele também buscou orientação na Polícia Militar.

Quem tiver alguma informação que possa ajudar na identificação deve ligar no telefone 190 da PM em Cianorte.

WhatsApp

O padre informou para a reportagem que suspeita quem seja o autor da ameaça. A mensagem gravada tem 3min34 de duração. Ela começa com o homem dizendo que é católico e “se envergonha disso”. Em seguida chama o padre Ivanil de “pilantra” porque o padre estaria falando mal de Jair Bolsonaro (PSL) e que não poderia ser considerado padre.

Entre as ofensas estão “bosta humana”, “malandro”, sem vergonha”, “vagabundo”, “desgraça dessa”, “marginal”, “alienado”, entre outras mais agressivas que o jornal opta por não citar aqui. O homem também ofende até a igreja Santa Rita de Cássia, onde o padre atua, que fica no Seis Conjuntos.

O agressor ainda critica os petistas em relação à religião e passagens bíblicas. Fala de pesquisas de intenções de voto, de pedofilia na igreja, da riqueza do Vaticano e chama a população de Cianorte para dar um “basta nesse cara”, repetindo ofensas e ameaças. O autor da gravação questiona como os moradores cristãos aceitam o padre na cidade.

Ingenuidade

O pároco acredita que comentários feitos por ele em missas podem ter motivado a ameaça. Ele mencionou que os cristãos devem zelar pela vida e não apoiar quem ameaça a vida de outra pessoa. “Pode ter sido uma ingenuidade minha”, disse o padre sem imaginar que seus comentários pudessem gerar uma reação ofensiva e ameaçadora.

Padre Ivanil está na igreja católica há 28 anos e há cinco em Cianorte. Essa foi a primeira vez que recebeu uma ameaça. Após a divulgação do áudio, alguns amigos e éis se manifestaram nas redes sociais, como Reginaldo Cano: “Em momento algum consegui perceber que se tratava de um cristão, pois cristão algum jamais diria tais palavras! O Deus que servimos é o Deus de amor, jamais de ódio!”, escreveu em relação ao autor do áudio. Já Donizeti Baleco? citou o tempo de dedicação à igreja pelo padre: “… sempre lutou a favor dos pobres e  marginalizados…”.

Fonte:

Deixe seu comentário