Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

COM RESTRIÇÕES

Resolução estabelece medidas para retorno de celebrações em igrejas no Paraná

A medida cria normas rígidas para o funcionamento das atividades com a presença de público em templos e igrejas, a partir desta sexta-feira (22)

Publicado em 23/05/2020 às 08:44

s entidades religiosas precisam seguir um protocolo com 34 artigos. (Foto: Ilustrativa / Pxhere)

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) publicou nesta quinta-feira (21) uma resolução que estabelece as condições necessárias para que as igrejas voltem a receber público a partir desta sexta-feira (22). A medida, elaborada pelo Centro de Operações em Emergências (COE), cria normas rígidas para o funcionamento das atividades em templos e igrejas.

Em Paranavaí, a Diocese deve dar um posicionamento sobre o assunto neste sábado (23), após reunião do bispo, Dom Mário Spaki, com os padres. Por enquanto, as missas permanecem suspensas.

As entidades religiosas precisam seguir um protocolo com 34 artigos, com normativas que poderão ser revistas a qualquer momento. Os critérios adotados são objetivos, técnicos e científicos e levam em consideração a transmissão comunitária, a situação epidemiológica do coronavírus e a possibilidade de saturação do sistema hospitalar no Paraná.

Medidas

Entre as medidas, as igrejas precisam respeitar as orientações para preservação do afastamento físico entre as pessoas. De acordo com a resolução, no espaço destinado ao público deve ser observada a ocupação máxima de 30%, garantido o afastamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Durante as celebrações devem ser disponibilizadas preferencialmente cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local.

No caso do uso de bancos coletivos, o móvel precisará ser reorganizado e demarcado, de forma a garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o afastamento mínimo de dois metros umas das outras.

Ainda segundo a normativa, as celebrações religiosas precisam evitar práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outros. Os elementos de ritos religiosos também devem ser entregues na mão do fiel, e não na boca.

HIGIENIZAÇÃO – A normativa do Estado exige também que os templos religiosos disponibilizem condições para que as pessoas adotem a prática de higiene de mãos no local, posicionando frascos e dispensadores abastecidos com álcool 70% em pontos estratégicos e de fácil acesso aos frequentadores.

Além disso, todos os fiéis, funcionários e colaboradores devem usar máscaras de tecido recomendadas à população durante todo o período que estiverem fora de suas residências, mantendo seu uso durante as celebrações.

GRUPOS DE RISCO – A Secretaria da Saúde orienta ainda que pessoas acima de 60 anos e do grupo de risco - hipertensos, diabéticos, gestantes e outros - devem permanecer em casa, acompanhando as celebrações por meios eletrônicos.

O Governo do Estado reforça a recomendação do isolamento social, destacando que é atualmente a melhor maneira de se prevenir a circulação do coronavírus. “É recomendado à população que realize seus atos religiosos em seus lares e residências, de forma individual ou em família”, destacou o texto da resolução.

Acesse AQUI e veja a resolução da Secretaria de Estado da Saúde para o funcionamento das atividades religiosas.


Fonte:

Deixe seu comentário