Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

INUSITADO

Sucuri de 5 metros que engoliu capivara é flagrada às margens do Rio Paraná

De acordo com a polícia ambiental, flagrante foi às margens do Rio Paraná. Animal usava alguns galhos para descansar durante o processo de digestão.

Publicado em 05/11/2019 às 02:48
Atualizado em

Cobra estava próxima da margem de um rio, em Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, e turistas conseguiram fazer fotos e vídeos. (Foto: Reprodução)

Uma sucuri de 5 metros de comprimento foi flagrada por um grupo de turistas após engolir uma capivara às margens do Rio Paraná, em Aparecida do Taboado, a 456 km de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o registro foi feito na última quinta-feira (30), perto de uma área que é frequentada por pescadores. 

Conforme o subtenente Braguini, da PMA, a sucuri estava próxima da ponte rodoferroviária e usava alguns galhos para descansar durante o processo de digestão. "Como ela usa a musculatura e a contração para se locomover, ela está com dificuldades por conta do tamanho da presa que engoliu", explicou ao G1.

Pelas imagens gravadas por turistas (veja abaixo), o animal tenta submergir, mas, por conta do tamanho da capivara que engoliu, fica na superfície do rio. Em outro trecho da gravação, a sucuri se acomoda em alguns galhos de árvores para descansar depois de algumas tentativas de ir para o fundo do rio.

Segundo o subtenente, a sucuri provavelmente pegou a presa momentos antes de ser flagrada. "Como ela fez um esforço muito grande para matar a capivara, ela procurou um apoio [galhos] para não ficar boiando, pois não tinha nem começado o processo de digestão", explicou.

Braguini ainda informou que, nesses casos, não é proibido fotografar ou filmar, mas orientou manter distância do animal. “Pode filmar, fazer fotos, mas deixa o animal em paz. Não jogue pedras, não fique importunando. Ele precisa dessa tranquilidade para digerir o alimento”, afirma.

Em casos de maus-tratos, o responsável pode ser autuado, com multa inicial de R$ 1 mil que pode ser alterada de acordo com o dano causado ao animal, além de pena de detenção.

Fonte:

Deixe seu comentário