Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

DESENVOLVIMENTO

Umuarama atinge seu melhor nível no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Conforme divulgado pelo Mapa Turístico 2019, Umuarama integra um pequeno grupo de municípios onde o turismo é organizado

Publicado em 28/08/2019 às 07:58
Atualizado em

Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho (Foto: PMU)

Umuarama é um dos locais mais organizados do Paraná para o turismo, de acordo com o Mapa Turístico 2019 divulgado nesta semana pelo Ministério do Turismo. Desde 2017, a avaliação da Capital da Amizade vem evoluindo ano após ano e agora a cidade atingiu a categoria B – um dos níveis mais elevados, considerando que apenas três cidades do Estado obtiveram nível A (Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu).

“Estamos num pequeno grupo de municípios onde o turismo é organizado, as informações estão bem atualizadas pelas empresas e o turista pode ter certeza que será bem atendido”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro. Na categoria B estão cidades como Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Pato Branco, Telêmaco Borba, Toledo e Campo Mourão, além das litorâneas Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná, além de Umuarama.

No final da gestão anterior, a avaliação local era D. Desde então, com o trabalho feito pela Divisão de Turismo junto às empresas do segmento, setor público e órgãos de fomento e representação, a evolução foi grande. “Esse avanço é resultado do trabalho que estamos desenvolvendo em diferentes áreas ligadas direta ou indiretamente ao turismo e também do envolvimento das nossas empresas”, apontou Bácaro.

O prefeito Celso Pozzobom destaca a infraestrutura que o município desenvolve na esfera pública – como a modernização e ampliação do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, conclusão do Centro de Eventos, implantação do Parque Tecnológico, implantação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Umuarama e Região Convention & Visitors Bureau –, entre outros. “Tudo isso ajuda a desenvolver a nossa vocação turística de eventos e negócios, saúde, compras, meios científico e esportivo. O crescimento desse setor projeta a cidade para investidores, atrai novos negócios e fomenta o desenvolvimento econômico”, apontou.

Contribuíram para a avaliação positiva do turismo, ainda, as ações da Divisão de Turismo, da Casa do Empreendedor, Agência do Trabalhador, a divulgação por meio da imprensa e o trabalho de setores públicos de Comunicação, Administração, Fazenda, Saúde, Serviços Públicos, Obras, Planejamento Urbano e projetos como o Espaço Santos Dumont, pavimentação rural, investimentos em mobilidade urbana e segurança, assistência social, meio ambiente e agropecuária.

Umuarama concentra ainda diversos fatores que favorecem o turismo e permitem realizar o potencial que a cidade oferece. “Temos educação de ponta com universidades (pública e privada), o Instituto Federal do paraná, muitos eventos nas áreas de saúde, cultura, esporte e lazer e a iniciativa privada conectada, através do trade turístico e instituições parceiras em hotelaria, centros de eventos, gastronomia, lazer, transportes e hospitais, com apoio ativo da Associação Comercial, Indústria e Agrícola de Umuarama (Aciu), da Sociedade Rural e do Sistema S”, acrescentou o chefe da Divisão de Turismo, Anderson de Freitas.

Região

O trabalho regional, através da Rede de Turismo Regional (Retur), também influenciou no ranking, que considerou potenciais e estruturas de municípios vizinhos, bem como seus atrativos – balneários, rios, lagos, reservas de mata nativa, o Parque Nacional de Ilha Grande, o Projeto Ambiental Green Farm CO2 Free, o museu paleontológico de Cruzeiro do Oeste, Reserva Biológica das Perobas, Apertados do Rio Piquiri e o Salto Paiquerê, entre outros.

A categorização implica em facilidades para investimentos do governo federal (via Ministério do Turismo); governo estadual (através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), da autarquia Paraná Turismo, emendas parlamentares, consultorias pelas instâncias de governança regional (Retur), projetos, cursos, capacitações e financiamentos – tanto ao setor público quanto ao privado – entre outras possibilidades.

Hora da Virada

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o novo Mapa do Turismo é fundamental para que a pasta possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região. “Estamos num momento de virada para o turismo brasileiro e contamos com este novo mapa para termos uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil e investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”, finalizou.

“O horizonte é amplo e as possibilidades estão mais próximas da realidade com essa avaliação positiva do Ministério do Turismo. Estamos no caminho certo e não podemos estacionar. Esse processo deve avançar em conjunto, entre a cidade e a região, pois todos só têm a ganhar”, finalizou o secretário Douglas Bácaro. 

Fonte:

Deixe seu comentário