Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

DESTAQUE

Uopeccan de Umuarama é premiada internacionalmente por serviços de radioterapia

Nos últimos 10 anos, mais de 10 mil pacientes foram tratados no Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel e Umuarama

Publicado em 29/04/2021 às 02:19
Atualizado em

O complexo hospitalar conta com equipamento no tratamento de radioterapia que possuem tecnologia avançada. (Foto: Uopeccan)

Entre os dias 28 de março e 10 de abril de 2021, ocorreu o Campeonato de Planejamento em Radioterapia promovido anualmente pela iniciativa Radiation Knowledge, tendo como sede do evento atual a região do SAARC (India, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Nepal, Butão, Maldivas e o Afeganistão). O evento online foi organizado por uma equipe que conta com grandes nomes da Física Médica Internacional como Ahmed Nobeh, do King Faisal Specialist Hospital & Research Centre, e Saiful Huq, da University of Pittsburgh Cancer Institute e ex-presidente da Associação Americana de Físicos em Medicina, AAPM.

Os profissionais do Hospital do Uopeccan do Câncer de Umuarama participaram e se destacaram novamente em eventos internacionais: o dosimetrista Jessé Baia Junior alcançou o sétimo lugar em planejamento de radioterapia de mama esquerda e o vigésimo lugar em planejamento de radioterapia de colo do útero. Já o Físico Médico Pedro Iwai, se destacou na nona colocação entre os planejamentos de mama.

As competições da Radiation Knowledge têm por objetivo contribuir para melhorar as práticas de radioterapia em geral, avaliando a qualidade do tratamento de pacientes, comparar diferentes estratégias de tratamento e criar as melhores práticas, para permitir que profissionais e planejadores melhorem a qualidade de seus serviços mundialmente.

A Uopeccan participou pela primeira vez do evento e ficou entre os 20 melhores do mundo nos dois planos, de mama e de colo uterino, e em primeiro lugar a nível nacional, no caso de mama. “Foi muito gratificante participar do campeonato de planejamento, onde tivemos físicos médicos e dosimetristas do mundo todo participando. Essa premiação comprova que a instituição vem realizando tratamentos de excelente qualidade para seus pacientes, sempre procurando buscar o melhor conhecimento para oferecer à comunidade, com qualidade de nível internacional”, ressalta o dosimetrista em radioterapia, Jessé Baia Junior.

Os participantes e planejadores interagiram por meio de webinars para discutir problemas clínicos e estratégias relacionadas, o compartilhamento de conhecimento prático ajuda a criar planos de tratamento de alta qualidade. O físico médico, especialista em radioterapia, Pedro Iwai, explica a importância da participação do hospital nesse evento internacional. “Apesar de ser um campeonato, na realidade trata-se mais de um processo educativo, no qual os profissionais de radioterapia têm a chance de testarem seu conhecimento e habilidade ao limite, compartilhando e aprendendo técnicas melhores de tratamento contra o câncer”. Pedro mantém contato próximo com os organizadores do evento e pretende realizar a versão brasileira do campeonato em breve.

Sobre a radioterapia

Nos últimos 10 anos, mais de 10 mil pacientes foram tratados no Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel e Umuarama. O Complexo Hospitalar conta com equipamentos no tratamento de radioterapia que possuem tecnologias avançadas, entre elas, IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada), VMAT (Arcoterapia Volumétrica), Radiocirurgia e Radioterapia Estereotáxica Fracionada usando Aceleradores Lineares. Além disso, conta com os equipamentos de Braquiterapia de Alta Taxa de Dose e Raio-X Superficial, ideal para tratamentos de câncer de pele.

Os pacientes oncológicos recebem o tratamento pela instituição entre as abordagens da radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, dependendo do tipo de tumor. As radiações da radioterapia são utilizadas para destruir ou impedir que as células do tumor se multipliquem, cada tecnologia empregada nos tratamentos pode entregar doses de radiações de diferentes formas.

Fonte:

Deixe seu comentário