Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

TABAGISMO

12ª Regional de Saúde oferece ajuda a fumantes que queiram largar o vício

Segundo os dados, 66% das pessoas que procuraram o serviço conseguiram parar totalmente de fumar ao término das sessões

Publicado em 31/08/2018 às 00:21

Segundo a OMS, o tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo (Foto: Foto: Ilustrativa)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), todos os anos cerca de 200 mil pessoas morrem precocemente por doenças relacionadas ao tabagismo. Nesta quinta-feira (30), Dia Nacional contra o Tabagismo, a 12ª Regional de Saúde alerta para o grande número de fumantes em Umuarama e região. A luta contra o vício é diária e precisa partir do usuário.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo. Só no Brasil estima-se que 156 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças e complicações relacionadas ao fumo. Desse total, 35 mil são por infarto agudo do miocárdio, 23.762 por câncer de pulmão e 10.812 por acidente vascular cerebral (AVC). Para alertar a população sobre os riscos do tabaco, desde 1986 o Brasil instituiu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Conforme a chefe de sessão da atenção primaria da 12ª Regional de Saúde, Gabriela Espolador, o público de pessoas que fumam em Umuarama e região é difícil de mensurar, mas a pessoa que queira parar de fumar pode buscar ajuda na regional. “Temos os grupos de tabagistas nas Unidades de Saúde nos municípios e cabe ao fumante buscar o serviço. Este ano terá mais uma capacitação para as equipes multiprofissionais das unidades, que fazem parte da rede de atenção ao fumante”, esclareceu.

Atualmente, são 736 estabelecimentos de saúde que oferecem este serviço à população. De janeiro a abril de 2018, o atendimento foi ofertado em 142 municípios das 22 Regionais de Saúde, com a participação de 2.241 pessoas. Desse total, 66% conseguiram parar totalmente de fumar ao término das sessões.


Fonte:

Deixe seu comentário