Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Ano começa com alta infestação pelo mosquito da dengue

Publicado em 18/01/2016 às 06:13

Umuarama - Pelos números, Umuarama começa 2016 em situação de alerta, com risco de epidemia caso a infestação não seja contida. O índice geral ficou em 6,3%, mas algumas localidades atingiram em torno de 20% - caso do Parque Industrial III, na rodovia PR-323. A equipe da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciou os trabalhos nas localidades com maiores índices, e a partir da próxima semana as ações serão intensificadas. 

Várias frentes de trabalho foram lançadas, para controle larvário, aplicação de inseticida, limpeza de ocos em troncos de árvores e atendimento às reclamações feitas pela população, dando toda atenção necessária no combate ao mosquito e conscientização da população, que também precisa fazer a sua parte - uma vez que a maioria dos focos encontra-se dento dos quintas e terrenos baldios. 

Um índice alto já era esperado pela Secretaria da Saúde, por conta do longo período chuvoso dos últimos meses, mas o momento é de ação. "Precisamos da colaboração de toda sociedade, se envolvendo no combate ao mosquito para que, unindo forças, consigamos vencer essa batalha agora, no início do ano", afirmou o chefe da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon. 

Umuarama não conta com nenhum caso positivo de dengue, zika vírus ou da febre chikungunya em 2016, "mas a preocupação é grande e aumenta a cada dia, sabendo dos problemas que poderemos enfrentar caso não tenhamos os devidos cuidados com o mosquito", alerta o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk.

Fonte:

Deixe seu comentário