Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Após atraso vacinação contra gripe começa em cidades do Paraná

Publicado em 23/04/2014 às 23:16

Após um dia de atraso, o governo do Paraná informou que abasteceu todos os municípios do estado com doses de vacina contra a gripe nesta quarta-feira(23). De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), a vacinação já foi normalizada e deve seguir normalmente até o dia 9 de maio, quando termina a campanha.

A vacinação em Cruzeiro do Oeste começou nesta terça-feira(22) data em que deveria ter começado em todo o estado, em 149 municípios só começou nesta quarta ou seja 37% do total de 399 cidades. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), o atraso foi provocado pela demora do Ministério da Saúde na entrega dos lotes. Em virtude do feriado prolongado, a Sesa diz que ficou impedida de entregar as vacinas em todos os municípios a tempo do início da campanha nacional.

O Ministério da Saúde informou que, em todas as campanhas anuais contra gripe, envia antecipadamente cerca de 60% da quantidade de doses aos estados, e que o restante chega durante a primeira semana. O Ministério também disse que disponibiliza a vacina assim que ela é produzida, e realiza a campanha pouco antes do período de maior circulação da gripe (final de maio a agosto), seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo da campanha é imunizar, 80% dos 2,6 milhões de paranaenses aptos a receber as vacinas. No sábado (26), ocorre o dia “D” da vacinação, quando todas Unidades Básicas de Saúde funcionarão com horário estendido, bem como a atividade de postos volantes definidos pelos municípios.

Fonte:

Deixe seu comentário