Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Saúde

Após período de chuva atenção com a dengue deve ser dobrada

O verão é a estação do ano que mais concentra focos de dengue em Cruzeiro do Oeste.

Publicado em 01/02/2018 às 01:21

Centro é o bairro com o maior foco de larvas do mosquito aedes aegypti em Cruzeiro (Foto: Ilustrativa)

O calor e a chuva dos últimos dias, exigem atenção especial da população no combate à dengue. Os moradores devem vistoriar suas casas e quintais a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água.

De acordo com o secretário municipal da saúde de Cruzeiro do Oeste, Leandro Silvestre de Oliveira, medidas simples podem prevenir uma dor de cabeça maior. “O maior problema do combate à dengue, ainda é a falta de cuidado da população. É importante que o cidadão faça uma vistoria geral em sua residência, começando a vistoria pelo lixo doméstico e indo até plantas e vasos no terreno.”, explicou. 

Outra preocupação é em relação ao centro da cidade. Segundo o coordenador da vigilância sanitária, Paulo Victor Buck Mello, o centro é o principal foco do mosquito “O Povo transfere para a prefeitura a obrigação de cuidar do próprio quintal, confundem o trabalho de fiscalização da prefeitura e esperam os agentes sanitários passarem em suas residências para retirar os focos do Aedes, diferente da maioria dos outros bairros. Juntos podemos acabar com os focos”.

O verão é a estação do ano que mais concentra focos de dengue em Cruzeiro do Oeste. As temperaturas mais quentes favorecem a proliferação do mosquito, pois aceleram o ciclo reprodutivo do inseto. Os ovos eclodem mais rápido, o que aumenta também a quantidade de mosquitos em circulação. Com a ocorrência de chuvas, o risco cresce ainda mais.

Para o secretário da saúde, os dados mostram que o Cruzeiro vive uma realidade diferente de anos anteriores, mas o momento ainda é de alerta.

Leandro Silvestre de Oliveira, Secretário municipal de Cruzeiro do Oeste

Prevenção

A condição climática é favorável e temos a presença do mosquito em praticamente todos os bairros. São motivos mais do que suficientes para reforçarmos as ações de prevenção, sobretudo nesta época mais crítica.

Leandro Silvestre de Oliveira, Secretário municipal de Cruzeiro do Oeste

.

No ano de 2017 não foi confirmado nenhum caso de dengue em Cruzeiro do Oeste, relatou o secretário.

Em caso de informações, sugestões e reclamações entre em contato com a Ouvidoria de Cruzeiro do Oeste.

Fonte:

Deixe seu comentário