Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

CONFIRMA DOENÇA

Após polêmicas, Saúde esclarece sobre morte de idoso por covid-19 em Umuarama

Família do idoso de 99 anos contestou a imprensa sobre as informações da morte divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em 08/07/2020 às 04:11

A secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, reforça que o município só repassa informações concretas sobre os casos de covid-19, com base em exames. (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A respeito da morte de um homem de 99 anos, anunciada como quinto óbito por covid-19 em Umuarama, nesta terça-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o resultado positivo para o coronavírus no paciente veio em exame realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e informado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 12ª Regional de Saúde, na tarde de terça.

O paciente estava internado em enfermaria particular (e não UTI, como informado inicialmente) em ala isolada, destinada a pacientes com suspeita de covid-19. A comorbidade hipertensão foi informada com base no atestado de óbito, assinado por profissional médico que acompanhou o caso.

Com relação ao prazo de resultado, a Secretaria de Saúde explica que a Sesa tem reduzido o período de encaminhado dos exames, diante do aumento da demanda em todo o Estado. Quanto os testes rápidos do paciente terem resultado negativo, prevalece a avaliação médica do quadro clínico do paciente – por isso ele foi mantido em ala de isolamento pelo hospital – e devido aos sintomas, foi realizado a coleta de material e encaminhado ao Lacen, para o exame mais apurado (RT-PCR), que retornou com resultado positivo.

A secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, reforça que o município só repassa informações concretas sobre os casos de covid-19, com base em exames, laudos e protocolos rígidos. Quanto à ocupação de leitos de UTI na terça-feira (07) reconhece que houve uma falha de comunicação com o hospital que gerou um número incorreto – na verdade havia sete leitos de UTI ocupados, conforme boletim emitido pelo hospital na manhã desta quarta-feira (08).


Fonte:

Deixe seu comentário