Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

TRATAMENTO

Boa alimentação durante o tratamento do câncer bucal é essencial

A melhor forma de prevenir o câncer bucal é visitando o seu dentista a cada seis meses.

Publicado em 01/08/2018 às 08:13

O câncer torna mais difícil a mastigação e engolir pode ser doloroso, por isso é comum que os pacientes emagreçam muito, mas para ter uma boa reação ao tratamento, estar bem alimentado é fundamental. (Foto: Divulgação)

Após ser diagnosticado com câncer de boca, muitas dúvidas surgem quanto à rotina alimentar: saber quais alimentos consumir, se há restrições, quais os cuidados no preparo da comida, entre outras. Mas as mudanças devem ser feitas de acordo com os sintomas que estiver sentindo.

O câncer torna mais difícil a mastigação e engolir pode ser doloroso, por isso é comum que os pacientes emagreçam muito, mas para ter uma boa reação ao tratamento, estar bem alimentado é fundamental. Se o corpo estiver desnutrido, terá dificuldades para curar feridas e combater infecções, então é preciso encontrar uma forma de se alimentar e manter a quantidade de calorias e proteínas ideais.

Algumas adaptações na hora de cozinhar são necessárias, como: É recomendado cozinhar os alimentos mais do que o normal e evitar comidas duras e pontiagudas, pois é comum o paciente ter feridas na boca. Já para quem ficou com a boca seca, o ideal é apostar em comidas com molhos, sopas, vitaminas e milkshakes. E o médico só irá sugerir uma alimentação por tubo, caso o paciente tenha muita dificuldade para engolir.

O nutricionista ou médico pode ainda recomendar o uso de suplementos alimentares, pois algumas vitaminas são essenciais, como as do complexo B e vitamina D, além do mineral zinco e ômega 3, que melhoram o sentido do paladar. 

A melhor forma de prevenir o câncer bucal é visitando o seu dentista a cada seis meses. Portanto a prevenção e check-up periódicos, além dos bons hábitos são essenciais para evitar essa doença.


  Na foto, Dr. Gilberto Kumagai - Kumagai Odontologia. 

Fonte:

Deixe seu comentário