Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Câncer de tireóide, previna-se

Publicado em 30/07/2013 às 00:04

O câncer de tireóide é um tipo de câncer que vem aumentando a incidência nos últimos anos. O motivo para isso supõem-se as melhorias nos recursos e exames complementares. A causa principal é genética, podendo ser passado de pais para filhos ou uma mutação “de novo”. Existem duas parcelas da população mais acometidas : as crianças e a partir dos 40 anos. Mas em qualquer idade pode existir o problema.

Existem vários tipos de câncer de tireóide , uns com excelente prognóstico e grande chance de cura (os mais comuns!) e outros mais graves com prognóstico ruim (menos comuns). A forma mais clássica de apresentação é a de um nódulo (uma “bolinha”) sentido ou visualizado na tireóide, região inferior e na frente do pescoço. Geralmente, e no começo, não dá sintoma nenhum, além da presença do nódulo (palpada e/ou vista).

Agora, nem todo nódulo da tireóide é câncer! Pelo contrario, a maioria é benigno, ou seja não é câncer!Mas é fundamental diferenciar isso! Geralmente, na presença de um nódulo sentido/visto pelo paciente ou achado num exame de ultrassom, o médico vai avaliar e ver a necessidade de exames complementares. Inicialmente, o ultrassom de tireóide é um excelente exame para se ver o nódulo e toda a tireóide. Se o nódulo for suspeito a esse exame, o médico pede uma PAAF (punção aspirativa com agulha fina). Neste exame aspira-se um pouco do conteúdo do nódulo e manda para patologia (“biópsia”). Com o resultado, vê-se se o nódulo é benigno ou maligno (maligno=câncer)!

Se for feito o diagnóstico de câncer de tireóide, o tratamento geralmente é cirúrgico! Retira-se parte da tireóide (que tem o tumor) ou, mais comumente, retira-se toda a tireóide (tireoidectomia total). Dependendo do tipo de tumor , ás vezes, tem de ser feito pós-cirurgia tratamento com radioiodo ou quimioterapia/radioterapia.

Então, na presença de um aumento da tireóide ou palpação/ visualização de um nódulo na tireóide, deve-se procurar um médico para investigação, clínico ou Endocrinologista. Lembrando que nem todo nódulo é câncer (maioria não!!)e se for diagnosticado um câncer, tem grande chance de cura para os tipos mais comumente encontrados; e quanto mais cedo o diagnóstico for feito, claro.

Fonte:

Deixe seu comentário