Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

Prevenção

Caso de meningite bacteriana confirmado em Cruzeiro do Oeste

A Secretaria de Saúde, através do Secretário Henry Pretti, presta esclarecimentos sobre a doença e informa as ações preventivas realizadas.

Publicado em 22/03/2019 às 06:51
Atualizado em

Caso detenha estes sintomas evite contato com outras pessoas e procure imediatamente o posto de atendimento mais próximo. (Foto: Foto: ilustrativa)

Ontem (21), por volta das 12h, uma criança de 08 anos começou a passar mal, sendo levada ao hospital de Cruzeiro do Oeste onde realizaram os primeiro socorros.

 

No espaço de 2h, a doença começou a evoluir, sendo acionado o SAMU avançado para realizar o transporte do paciente para atendimento no Hospital Norospar de Umuarama-PR, onde permaneceu até 01h da manhã. Devido à piora do paciente houve encaminhamento para Maringá-PR.

 

O diagnóstico que constatou a doença de meningite bacteriana saiu por volta das 00h de hoje (22), porém ainda não se sabe de qual tipo de meningite bacteriana se trata, resultado que sairá ainda nesta manhã. Esta informação é importante porque há casos de meningite que trazem maior perigo à população e outros que não exigem preocupação.

 

A meningite é transmitida através de contato íntimo com saliva, como ocorre através da tosse, do beijo, entre outros. Por isso a Secretaria de Saúde cancelou às aulas da Escola Emiliano Perneta de maneira preventiva, período em que farão uma triagem com as famílias que detiveram contato com a criança e realizarão os procedimentos necessários.

 

Além disso a epidemiologia, a vigilância sanitária juntamente com direção da escola realizarão a assepsia total das salas de aula do Colégio Emiliano Perneta.

 

A Secretaria de Saúde informa que a vacina única vacina disponibilizada no SUS contra a meningite é a do tipo C, por ser a mais frequente, para as outras versões da doença não há distribuição gratuita. Contudo, afirma que não há motivos para preocupações já que se trata de uma situação isolada. Na 12ª Regional de Saúde já houve relato de 13 casos de meningite, porém em apenas 2 confirmou-se a contração da meningite bacteriana.

 

Secretaria de saúde se disponibiliza à população em todos os postos de atendimento para maiores esclarecimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário