Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ALERTA!

Cruzeiro do Oeste está em Epidemia de Dengue. Veja os próximos passos!

De acordo com a Regional de Saúde, para considerar casos notificados como positivos nos diagnósticos clínicos, são mais de 200 casos registrado na cidade

Publicado em 17/01/2020 às 05:59
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PortaldaCidade)

Os registros oficiais de Dengue em Cruzeiro do Oeste constam apenas 57 notificações oficiais e 6 casos de dengue confirmados.  

Contudo, devido à demora no processamento de dados oficiais, a Regional de Saúde orientou aos municípios a consideração de diagnósticos clínicos positivos, sem a necessidade de confirmações laboratoriais, o que implica que Cruzeiro do Oeste está com mais de 200 casos confirmados da doença.

De acordo com o Estado, considera-se em epidemia 100 casos à cada 300 mil habitantes. Proporcionalmente, Cruzeiro já estaria em epidemia com 60 casos confirmados.

A equipe do Portal da Cidade entrou em contato com a Secretária de Saúde, Creagair A. de Oliveira, para saber quais medidas serão tomadas frente à Epidemia, a qual fez um apelo à todos os munícipes.

Creagair A. de Oliveira/ Secretária de Saúde/ Prefeitura de Cruzeiro do Oeste

Pela nossa Cidade...

Neste momento crítico que o município está passando, precisamos sensibilizar à população nos cuidados diários para combate ao vetor do mosquito Aedes Aegypti. Apenas com o engajamento de todo cidadão poderemos reverter esta situação de risco a que todos os cidadãos estão expostos.

Creagair A. de Oliveira/ Secretária de Saúde/ Prefeitura de Cruzeiro do Oeste

Quais as medidas da Secretaria de Saúde? 

Segundo informações, já foi solicitado o apoio do Estado e a disponibilização do inseticida, que chegará na próxima semana (20).

Da mesma forma, requereu-se o apoio de municípios próximos que enviarão funcionários para agilizar a aspersão do inseticida.

O que o cidadão deve fazer quando o inseticida for passar em seu bairro?

A Diretora da Vigilância em Saúde, Audrey Nonose, orienta que todos devem:

- DEIXAR O PORTÃO ABERTO para livre acesso, medida extremamente importante, já que as casas que não estiverem com o portão aberto não serão visitadas;

- Abrir portas e janelas;

- Cobrir alimentos expostos, passarinho, animais em geral;

- Prender os cães;

O processo será iniciado pelo Jardim Brasil, já que estão aparecendo diversos casos novos neste bairro, com intuito de bloquear a ação de transmissão eliminando o mosquito adulto, bem como, os criadouros. Contudo, todos os bairros serão visitados.


Fonte:

Deixe seu comentário