Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

ALERTA!

Cruzeiro em alerta! Poder Público pede ajuda à população ante Epidemia de Dengue

A Iminência de uma epidemia de Dengue na cidade leva o Poder público a reunir lideranças da sociedade civil para ajudar no combate ao mosquito

Publicado em 09/01/2020 às 04:29
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste)

Na tarde desta quinta-feira (09), às 13h30min, aconteceu uma reunião na Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste com diversas autoridades, lideranças e membros da imprensa local para discutir medidas de combate à epidemia de dengue que tem inundado os Postos de Saúde e Hospital Municipal.



O foco da reunião foi pedir ajuda às lideranças presentes para conscientização da população e promoção de medidas concretas para o combate ao mosquito portador da doença, já que 90% dos criadouros encontram-se em imóveis residenciais, dependendo dos moradores realizarem a limpeza de suas casas e quintais para acabar com a multiplicação do mosquito.

Os números são alarmantes, sendo 06 casos de dengue confirmados, dos quais 01 comprovou-se tratar da dengue hemorrágica, 46 notificações e centenas de casos que tem chegado esta semana nos pontos de atendimento com a presença dos sintomas da doença.



A área mais alarmante de proliferação do mosquito está localizada no bairro Jardim Cruzeiro, para o qual já ficou estabelecido a realização de um mutirão neste sábado (11), com início às 08 horas, em frente ao Posto de Saúde, para conscientização e limpeza das residências.

Contudo, os sintomas da doença tem se apresentado em pacientes moradores de todas as partes da cidade, devendo toda a população ligar o sinal de alerta e iniciar o combate ao mosquito em sua casa, na de seus vizinhos, amigos e familiares. Lembrando que qualquer lugar que possa juntar água é um possível criadouro do mosquito.

“Ninguém é tão forte quanto todos nós juntos”. Os cruzeirodoestanos unidos não serão vencidos por um inseto. Faça sua parte!


Porque não estão utilizando o “fumacê”?

O veneno conhecido por “fumacê” utilizado em anos anteriores em épocas de epidemia de dengue não será utilizado por vários motivos.

Segundo informação da Secretária de Saúde, o veneno era fornecido apenas pelo Ministério da Saúde em caso de epidemia comprovada. Contudo, ele não está mais sendo adquirido, já que sua eficácia foi questionada, pois o mosquito tornou-se resistente a ele.

Além de não haver garantias de que o veneno acabaria o mosquito da dengue, ele mata outros insetos importantes para o ecossistema, como as abelhas e outros.


Fonte:

Deixe seu comentário