Portal da Cidade Cruzeiro do Oeste

FOLIA SEGURA

De olho no carnaval, campanha reforça prevenção de ISTs em Umuarama

Entre as atividades estão testagem rápida gratuita e palestras de orientação a públicos específicos

Publicado em 21/02/2020 às 06:07

Campanha de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) está com diversas ações (Foto: Divulgação)

O Ambulatório de Infectologia está realizando uma campanha de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com diversas ações, antecedendo ao clima de carnaval – que será festejado no final de semana e na próxima terça-feira, 25. Entre as atividades, está oferecendo testagem rápida gratuita para a população e palestras de orientação a públicos específicos. 

A programação começou com testagem rápida no ambulatório ao público em geral, na manhã da última terça, 18, e durante todo o dia na quarta-feira, 19. O objetivo é identificar precocemente pessoas contaminadas com o vírus HIV (Aids), sífilis e hepatites, para iniciar o tratamento no início da infecção. 

“Sabendo sobre a sua condição, o paciente evita o contágio de outras pessoas e começa tomar a medicação com mais chances de bons resultados”, explica a assistente social e coordenadora do ambulatório, Maria de Lourdes Gianini. 

Nesta quinta-feira, 20, a enfermeira Iolanda Yoko Tominaga, do Ambulatório de Infectologia, falou sobre ISTs para moradores de rua ou pessoas de passagem atendidos pela Associação de Apoio à Promoção Profissional (Apromo). A palestra contou com uma apresentação repleta de informações e imagens impactantes sobre os efeitos das doenças sexuais. Nesta sexta-feira, 21, a mesma ação será realizada na Casa da Sopa, às 11h45. 

“Levamos orientações e cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio com as ISTs, reforçando o slogan ‘Usar camisinha é uma responsa de todos’, lançado pelo Ministério da Saúde. A faixa etária mais atingida hoje é a que vai dos 15 aos 29 anos. Muitos jovens estão sendo contaminados pelo HIV, sífilis, hepatites, gonorreia e pelo HPV, doenças que podem ser facilmente preveníveis com mudanças de comportamento e uso do preservativo”, disse a enfermeira. 

A Secretaria de Saúde disponibiliza gratuitamente à população vários pontos de distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde, vacinação contra a hepatite B e o HPV, testes rápidos e orientações através de palestras e campanhas nas ruas da cidade. 

“O melhor caminho é a prevenção e sobre isso temos muita informação na mídia. O que falta é o jovem se convencer que sempre é melhor prevenir do que remediar. E em caso de dúvidas, procure o Ambulatório de Infectologia, que fica ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM), com entrada pela Rua Perobal”, reforça Lourdes Gianini.

Fonte:

Deixe seu comentário